Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Projeto de uma aplicação android

Olá a todos,

Estou fazendo meu tcc da faculdade e preciso fazer diagramas de pacotes dentre outros para a documentação. No caso do diagrama de pacotes, em uma aplicação WEB sei que tenho os pacotes Model, View e Controller. Mas e para uma aplicação android? Como é essa estrutura? Tem um nome específico? Podemos dizer, arquitetura da aplicação?

8 respostas
solução!

Oi Marcos, tudo bem ?

Temos diversas formas de organizar o projeto, uma comum é fazer o próprio MVC, que consiste em ter os modelos, os controllers e a parte de view ( que já é separa assim que criamos o projeto ).

Existem outras maneiras, que também afetam diretamente a maneira na qual seu código é realizado, por exemplo MVP - Model View Presenter, que consiste em você ter os modelos, ter as views separadas e sua activity delegar totalmente as responsabilidades para uma classe com suas ações, geralmente é criada uma interface, que terá os métodos necessários, que será seu Presenter, nisso você precisará de uma classe de implementação.

Fora essa maneira existem pelo menos mais umas duas ou três, mas como te disse depende de como você deixou seu código, ou seja, como você está programando.

Aqui no curso, nós ensinamos a fazer o MVC normal, que é um pouco mais simples de implementar e dar manutenção.

Espero ter ajudado.

Abraços

Entendi Matheus,

penso em utilizar o MVC mesmo, já que é o padrão que estamos usando em outras aplicações.

No nosso caso, estamos utilizando uma webService para prover os recursos das aplicações.

Assim, o Model terá apenas as classes de entidades, o Controller ficará responsável por acessar a webService e receber solicitações da view, e por fim a view será a interação com o usuário (cada activity do app).

Está certa esta afirmação acima?

Marcos,

Exatamente, o que você disse está perfeito.

Geralmente, nossas Activities são nossos Controllers nessa forma .

Outra coisa, que pode ser bem comum é, você ter o Controller em Fragments, pois dessa forma você trabalha com uma única activity, e as responsabilidades ficam bem separadas para cada "pedaço de tela"

Então no caso de fazer o diagrama de pacotes, posso fazer igual estou fazendo para a aplicação web que temos mesmo. Separando os pacotes em Model View e Controller.

Aí explico a função de cada um. Correto?

Está é uma das maneiras, mas como você disse que vai optar por seguir o mvc, sim você pode seguir assim.

Matheus, Muito obrigado pela ajuda. Eu já estava ficando quase louco porque não conseguia achar nada a respeito kkk

Nos ajudou bastante. Abraços.

O que precisar pode abrir outro tópico !

Boa sorte com o tcc !

Vlw parceiro.