10
respostas

[Projeto] Curso Liderança: Práticas de gestão e melhorias

Nesse sentido, pediria que você pudesse refletir a respeito de algumas inseguranças suas e em seguida listá-las (pode ser em um pedaço de papel, ou num bloco de notas no computador) para que fique mais evidente e o motive a buscar alternativas de ação.

  • Identificar habilidades no time
  • O que motiva cada um?
  • Como dar um feedback verdadeiro e positivo (mesmo relacionado com insucesso)
10 respostas

Considerar os movimentos externos à empresa e seus possíveis impactos na gestão. Acompanhar os movimentos externos através: Consultas pela internet; Notícias; Conversa com colegas que realizam atividades complementares; Movimento dos concorrentes. Acompanhar movimentos internos através: De ficar perto da equipe; Participando dos momentos de descanso, almoços, cafés; Execução das tarefas; Apoiando-se em teorias que possam trazer sustentação para a prática da liderança.

O seu estilo de liderança tem mais a ver com as relações, com as tarefas ou poderia ser um pouco dos dois?

Tem um pouco dos dois. Tanto sou um ponto focal quanto aos requisitos e gestão dos projetos, quanto preso por fazer esse acompanhamento de maneira clara e descontraída, aproveitando o ótimo entrosamento do grupo.

Será possível encontrar um estilo de liderança onde se consiga conciliar emoção e razão? Pessoas e tarefas?

Para responder essa pergunta, gostaria de lembrar o conceito de liderança situacional onde o líder desenvolve sua percepção no momento presente para verificar se há necessidade de contribuir com a equipe ou de focar nas tarefas e prazos.

*Descobri que aplicamos a liderança situacional, sem saber desse rótulo. *

Nesta aula, aprendemos:

  • Os estilos de liderança tendem a se desenvolver para pessoas ou para tarefas.
  • Dentre os vários estilos de liderança focados em pessoas, trouxemos: liderança democrática, de equipe e liberal.
  • Dentre os vários estilos de liderança focados em tarefas, demos ênfase: liderança autocrática, toma e controla e mantém e conserva.
  • A liderança situacional poderá considerar as duas forças (pessoas e tarefas) como complementares, onde a situação presente determinará o estilo de liderança mais adequado.

Todas as equipes da diretoria de desenvolvimento de sistemas estão abertas à colaboração técnica, que pode consistir em empréstimo, consultoria ou até mesmo mudança de equipe, dependendo apenas do bom entendimento entre todos os envolvidos.

Inclusive, é um índice que conta positivamente para a análise de desempenho das equipes.

  • A formação da equipe iniciar com a seleção de pessoas adequadas ao perfil da vaga.
  • O processo seletivo pode ocorrer dentro e fora da empresa.
  • Importante o entrevistador ter um bom roteiro de entrevista que aprofunde os conhecimentos dos candidatos.
  • Receber o novo integrante à equipe é fundamental. Alinhar expectativas, bem como iniciar uma parceria de confiança faz-se necessário.

Uma outra ferramenta que contribui no exercício da liderança junto à equipe é a realização de treinamento constante.

  • Passamos por um programa anual de capacitação.
  • Temos uma Grade Básica Funcional e uma de Gestão, ambas associadas à Gestão de Desempenho do Funcionário.
  • A empresa um quadro de cursos ead/presenciais implementados por agentes internos de instrutoria, que fazem parte do corpo técnico
  • Promove cursos e certificações em plataformas de ensino como a Alura, por exemplo.

Embora, muitas vezes, os integrantes da equipe sabem o que deve ser realizado, em um determinado momento é importante que o líder possa verificar se o combinado está sendo executado.

Dessa maneira, é fundamental realizar a avaliação de desempenho de cada integrante.

As competências utilizadas num determinado cargo deverão estar claras no formulário de avaliação de desempenho, bem como um espaço para que seja possível avaliá-las através de conceitos.

É importante que esteja claro como as pessoas estão desempenhando suas atividades para que tenham possibilidades de manter ou melhorar suas entregas.

Sugiro que você escolha um integrante da sua equipe e que juntos preencham o formulário para que você tenha a oportunidade de treinar. Depois, sugiro adequar o formulário à realidade de sua equipe e mão na massa.

Necessidade de treinamento constante para entregas mais assertivas e de maior valor da equipe. Avaliação de desempenho como recurso de alinhamento entre o esperado e o desenvolvido.

Após avaliação de desempenho frente aos objetivos propostos, faz-se necessário um realinhamento de metas junto à equipe.

Alguns integrantes continuarão a fazer o trabalho que estavam acostumados, outros farão novas atividades e assim por diante.

Em alguns momentos, o líder verificará a necessidade de conversar individualmente com as pessoas para reforçar algo que vem ocorrendo ou sugerir algumas modificações.

Chegou a hora de realizar o feedback.

Olá Ana. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar seu projeto conosco e enriquecer nosso fórum.

Parabéns pela elaboração da sua atividade e te desejo uma ótima jornada de estudos.

Se essa resposta te ajudou, Ana, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Feedback ferramenta poderosa para fortalecimento das competências. Desligamento necessário ser realizado de maneira estruturada e consciente.