A versão que eu uso não tem =PROCX() então eu utilizei o que tem disponível que é a fórmula =PROCV(). A diferença é que nessa fórmula o terceiro argumento precisa ser um número, não outra coluna. Deu certo, e ficou assim:
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
A versão que eu uso não tem =PROCX() então eu utilizei o que tem disponível que é a fórmula =PROCV(). A diferença é que nessa fórmula o terceiro argumento precisa ser um número, não outra coluna. Deu certo, e ficou assim:
Olá, Rafaela. Como vai?
Parabéns pela proatividade em buscar uma alternativa! Adaptar-se às ferramentas que temos disponíveis é uma das habilidades mais valiosas para quem trabalha com dados e finanças.
Você está corretíssima. Enquanto o PROCX (XLOOKUP) permite selecionar colunas de retorno diretamente, o PROCV (VLOOKUP) trabalha com o conceito de índice da coluna. Pela imagem que você compartilhou, sua fórmula ficou assim:
=PROCV([@Código];TB_Produtos[[Código]:[Preço Unitário]];7;FALSE)
Isso demonstra que você compreendeu perfeitamente a lógica de contagem: o número 7 indica que o valor desejado está na sétima coluna a partir da primeira coluna da sua matriz de busca (Código).
Para complementar seu aprendizado e agregar ainda mais valor ao seu fluxo de trabalho, deixo aqui duas sugestões de boas práticas ao usar o PROCV:
PROCV é que a coluna de busca (neste caso, o "Código") deve ser obrigatoriamente a primeira coluna da matriz selecionada. Se você precisasse buscar algo à esquerda do código, o PROCV não funcionaria, e você teria que usar a combinação das funções ÍNDICE e CORRESP.TB_Produtos, o índice 7 pode acabar apontando para a coluna errada. Em projetos muito grandes, uma dica de ouro é usar a função CORRESP dentro do PROCV para encontrar o número da coluna automaticamente pelo nome do cabeçalho.Sua solução ficou excelente e o resultado final da planilha está muito organizado e profissional. O uso de Tabelas (formatadas com TB_Produtos) com referências estruturadas (como [@Código]) é a melhor forma de garantir que suas fórmulas não quebrem ao inserir novos dados.
Espero que possa ter lhe ajudado!