Olá pessoal,
Durante o curso da Alura sobre consulta à tabela FIPE, percebi que existe uma versão mais recente da API (v2) disponível em FIPE API v2.
Como desafio pessoal, resolvi implementar uma solução consumindo essa nova versão e utilizando Java 21 (Eclipse Temurin 21 JDK), disponível em Eclipse Temurin 21 - Adoptium.
No projeto FIPE Explorer, utilizei Spring Boot 3 e implementei bibliotecas modernas como o Lombok, entre outras, com o objetivo de me preparar melhor para o ambiente real de mercado.
A estrutura segue o padrão de camadas (controllers, DTOs, services, mappers, utils) e inclui perfis de execução (mock, dev, prod) que permitem alternar entre fixtures locais e chamadas reais à API.
Criei também uma classe chamada MenuMain (localizada em src/main/java/com/github/tiagogayer/fipeexplorer/util/MenuMain.java), apenas como um utilitário para testes locais.
Apesar disso, todos os endpoints estão funcionando normalmente via Postman, e maiores detalhes sobre execução e estrutura do projeto estão descritos no README do repositório.
Além disso, quis experimentar a implementação de uma estrutura de testes, como forma de aprendizado e para me auxiliar na validação das funcionalidades.
Quero salientar que utilizei de inteligência artificial como ferramenta de apoio, sempre buscando compreender e estudar os conceitos antes de aplicar as soluções.
Ainda pretendo implementar novas funcionalidades e correções, sendo esta versão apenas o resultado base do que fui aprendendo e aplicando até o momento.
Resolvi compartilhar aqui com a equipe da Alura e com os demais alunos que tenham interesse em conhecer o projeto ou trocar ideias sobre ele.
Repositório: github.com/tiagogayer/fipeexplorer