Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Compartilhando Desafio

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Usei algumas funções só pra fins didáticos, porém queria saber como eu poderia retornar informações mais detalhadas sobre o livro, com meu nível de habilidades atuais eu consegui pensar nisso, gostaria de alguns feedbacks e sugestões. Explicação sobre a linha 44, eu coloquei como estático porque eu queria ter acesso a essa lista sem precisar criar uma nova instância, e eu não estava muito afim de criar um singleton, ou seja, é uma gambiarra✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨, já posso receber meu diploma de pedreiro de software?

1 resposta
solução!

Oi Henry,

Parabéns por compartilhar seu projeto e buscar aprimoramento! 👏

É ótimo ver sua iniciativa em explorar diferentes abordagens, mesmo que algumas sejam "gambiarras" 😜

Sobre sua dúvida em como retornar informações mais detalhadas sobre o livro, você pode criar um método na classe Book que retorne uma string formatada com todos os detalhes do livro. Isso encapsularia a lógica de formatação e facilitaria a reutilização. 🤔

class Book {
  String? title;
  String? author;
  int? yearOfPublication;
  int? numberOfPages;

Book({
    this.title,
    this.author,
    this.yearOfPublication,
    this.numberOfPages,
  });

String bookDetails() {
    return '''
      Dados do livro: $title
      - Nome: $title
      - Autor: $author
      - Ano de publicação: $yearOfPublication
      - Número de páginas: $numberOfPages
    ''';
  }
}

E na classe Books você pode usar o método bookDetails para imprimir os detalhes do livro:

static void addBook (Book book) {
  Map<String, dynamic> newBook = {
    "title": book.title,
    "author": book.author,
    "year_of_publication": book.yearOfPublication,
    "number_of_pages": book.numberOfPages
  };
  books.add(newBook);
  print(book.bookDetails());
}

Para saber mais: Documentação oficial do Dart sobre classes. Explica como criar e usar classes em Dart.

Continue explorando e experimentando, a prática leva à perfeição! 💪 😎