Pessoal, bom dia!
Estou com uma baita dificuldade aqui no meu querido Excel. Sempre tive facilidade de gerar tabelinhas com dados aleatorios, organizar e trazer clareza as coisas.
Porém, estou com uma dificuldade absurda de fazer algo que eu nunca vi em lugar algum até agora, e hoje, peço humildemente a ajuda de vocês.
Acontece que o seguinte: O que to tentando fazer é comparar duas células contendo por padrão 7 caracteres. Nesses 7 caracteres poderão conter números ou letras, sem caracteres especiais, como abaixo um exemplo de placas (comum e Mercosul). Nesse exemplo abaixo eu quero saber quando um veículo passou na portaria com seu cartão contendo informação de sua placa (essa informação irá para a coluna "PLACA") e revalido essa informação no sistema de captação OCR via câmera (essa informação será guardada na coluna "CAMERA"), comparando ambas.
PLACA - XXX9999 CAMERA - XXX9I99 (o número 9 indica a letra I para placas Mercosul)
Agora vem a parte interessante.
O sistema vai gerar essa planilha automaticamente, e, com esses dados eu consigo comparar a assertividade de leitura da câmera e a assertividade da equipe de cadastros da minha equipe.
Porém, eu tenho 40k passando por dia, e comprar isso é simplesmente impossível. Sendo assim eu crio as seguintes condições:
PLACA = CAMERA: Todos caracteres iguais, tudo OK PLACA com o 5º caractere numeral e CAMERA com o 5º caractere em letra: Placa mercosul, destaco como tal. PLACA != CAMERA: caso mais de um/qualquer outro caractere diferente (fora o 5º), possível falha da OCR, destaco como tal.
Tendo essas informações, posso gerar meu CONT.SE e ser feliz numerando quando algo no sistema falhou, quando foi uma leitura OK, quando é uma placa mercosul (não há falha no sistema/câmera mesmo que existe diferença) e quando foi uma falha apenas da câmera.
O máximo que consigo aqui é dizer quando é igual ou não com false e true, porém, ainda sim, precisaria validar uma quantidade grande de info. Minha pergunta é: Será que existe uma função que pode destacar isso, comparando essas duas celulas e, a partir dessas condições, informar na coluna ao lado um dos resultados?
Bem, espero ter conseguido explicar minha ideia maluca pra vcs. Agradeço imensamente caso possam ajudar.