Oi, Carlos! Tudo bem?
No início do código, declaramos a variável tentativas
e a inicializa com o valor 1
:
let tentativas = 1;
Cada vez que a função verificarChute
é chamada, ela verifica se o valor do chute é igual ao número secreto:
function verificarChute() {
let chute = document.querySelector('input').value;
if (chute == numeroSecreto) {
exiberTextoNaTela('h1', 'acertou!');
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
let mensagemTentativas = `você decobriu o número secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}`;
exiberTextoNaTela('p', mensagemTentativas);
document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled');
} else {
if (chute > numeroSecreto) {
exiberTextoNaTela ('p', 'o número secreto é menor!');
} else {
exiberTextoNaTela ('p', 'o número secreto é maior');
}
tentativas++;
limparCampo();
}
}
- Se o chute for igual ao número secreto, o jogo exibe uma mensagem de acerto e informa o número de tentativas que foram necessárias para acertar.
- Se o chute for maior ou menor que o número secreto, o código exibe uma mensagem correspondente e incrementa a variável
tentativas
em 1:
tentativas++;
Dessa forma, cada vez que o chute está errado, a variável tentativas
é incrementada, contabilizando assim o número de tentativas realizadas.
Por exemplo, se você errar o chute três vezes antes de acertar, a variável tentativas
terá o valor 4
quando você finalmente acertar, pois começou com 1
e foi incrementada a cada erro.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!