Olá, este é o meu código do jogo Pong com Javascript. Foi bem legal construí-lo juntamente com o professor Guilherme Lima. Infelizmente ainda ficou um bug no placar, de vez em quando, com a bolinha presa na raquete. Tentei resolver com código de outras pessoas, mas não consegui. De qualquer forma foi uma ótima experiência, e aprendi bastante.
//minha raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro/2;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
raquetada = loadSound('raquetada.mp3');
ponto = loadSound('ponto.mp3');
trilha = loadSound('trilha.mp3');
}
let chanceDeErrar = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
fill(255);
strokeWeight(0);
mostraBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
//colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
calculaChanceDeErrar();
libertaBolinha();
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura);
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio <0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function colisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar()
}
function incluiPlacar(){
strokeWeight(2)
stroke(255,255,255)
fill(color(255,140,0));
rect(380,7,40,20);
fill(color(255,140,0));
rect(180,7,40,20);
fill(255);
textSize(20);
strokeWeight(0);
textAlign(CENTER);
text(meusPontos,200,25);
text(pontosOponente,400,25);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha + raio > 600){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha - raio < 0){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 60
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function libertaBolinha(){
if(xBolinha + raio < 0){
xBolinha = 50;
}
}