1
resposta

[Projeto] - Aula 3 - Pilares da UX

Pilares da UX

DCU ou Design Centrado no(a) Usuário(a)

Design Centrado na Pessoa Usuária se refere ao princípio de entender o usuário, suas, dores, necessidades e desejos, projetando o produto nessas necessidades, de forma que satisfaça o usuário.

Princípios da DCU

Criar um produto com DCU não é uma tarefa simples. Para isso é preciso ter empatia e se colocar no lugar do usuário. Por isso temos 5 principais princípios que nos ajudam a elaborar produtos e serviços centrados no usuário.

Princípio 01: Foco nas pessoas

O primeiro passo é ter foco nas pessoas. É preciso pensar em todas as pessoas envolvidas na criação do produto, isto é, usuários, criadores, manipuladores e etc.

Princípio 02: Identifique o que é o problema e o que é o sintoma

Nem tudo que é uma dor, necessariamente é um problema. Muitas vezes uma dor é apenas um efeito ou sintoma do problema. Se tentarmos resolver todas as dores, podemos não ser efetivos. É preciso identificar os problemas, que gosto de chamar de causa raiz e tratá-las, assim os efeitos ou sintomas no problema também serão sanados sem esforço específico e o produto vai ser muito mais atrativo.

Princípio 03: Pense em tudo como um sistema

É preciso pensar que todas as etapas e processos estão ligadas. Uma etapa vai influenciar nas próximas, por isso é preciso analisar cada passo antes de tomar decisões precipitadas e sem analisar seu impacto em outras áreas.

Empatia

Empatia é o processo de se colocar no lugar do outro. Não é fácil, mas é importante para identificar as necessidades, desejos e dores do usuário. É preciso pensar o que o usuário sente e como será a experiência dele no uso do produto.

Pesquisas podem ajudar neste processo, podem ajudar a abrir a visão e entender o que o usuário sente e suas possíveis reações.

Design Thinking

O princípio do uso do Design Thinking é baseado em entender o problema como um todo, um problema que geralmente é grande e difícil de resolver e ir quebrando esse problema em problemas menores e assim ir propondo soluções para esses pequeno problemas, sendo mais assertivo, com menos gastos, muitas vezes mais rápidos também. Seria como ir por partes, como fazemos em cálculo as derivações por partes, nos ajudando a ver mais claramente as situações e propondo soluções nas causas raízes.

É simplesmente uma metodologia que pensa no processo de desenvolvimento de produtos.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Layra, como vai?

Seu trabalho está bem completo e muito organizado. É ótimo ver o seu esforço em registrar e estruturar o conhecimento que você adquiriu no curso. As suas anotações sobre o Design Centrado no Usuário, a empatia e o Design Thinking demonstram que você compreendeu os pontos principais de cada um desses conceitos. É exatamente esse tipo de anotação que ajuda a fixar o conteúdo e a entender como aplicar esses princípios na prática.

Continue com o seu manual-guia, ele será um ótimo recurso para você no futuro. Agradeço por compartilhar o seu exercício e por contribuir com o fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!