Pilares da UX
DCU ou Design Centrado no(a) Usuário(a)
Design Centrado na Pessoa Usuária se refere ao princípio de entender o usuário, suas, dores, necessidades e desejos, projetando o produto nessas necessidades, de forma que satisfaça o usuário.
Princípios da DCU
Criar um produto com DCU não é uma tarefa simples. Para isso é preciso ter empatia e se colocar no lugar do usuário. Por isso temos 5 principais princípios que nos ajudam a elaborar produtos e serviços centrados no usuário.
Princípio 01: Foco nas pessoas
O primeiro passo é ter foco nas pessoas. É preciso pensar em todas as pessoas envolvidas na criação do produto, isto é, usuários, criadores, manipuladores e etc.
Princípio 02: Identifique o que é o problema e o que é o sintoma
Nem tudo que é uma dor, necessariamente é um problema. Muitas vezes uma dor é apenas um efeito ou sintoma do problema. Se tentarmos resolver todas as dores, podemos não ser efetivos. É preciso identificar os problemas, que gosto de chamar de causa raiz e tratá-las, assim os efeitos ou sintomas no problema também serão sanados sem esforço específico e o produto vai ser muito mais atrativo.
Princípio 03: Pense em tudo como um sistema
É preciso pensar que todas as etapas e processos estão ligadas. Uma etapa vai influenciar nas próximas, por isso é preciso analisar cada passo antes de tomar decisões precipitadas e sem analisar seu impacto em outras áreas.
Empatia
Empatia é o processo de se colocar no lugar do outro. Não é fácil, mas é importante para identificar as necessidades, desejos e dores do usuário. É preciso pensar o que o usuário sente e como será a experiência dele no uso do produto.
Pesquisas podem ajudar neste processo, podem ajudar a abrir a visão e entender o que o usuário sente e suas possíveis reações.
Design Thinking
O princípio do uso do Design Thinking é baseado em entender o problema como um todo, um problema que geralmente é grande e difícil de resolver e ir quebrando esse problema em problemas menores e assim ir propondo soluções para esses pequeno problemas, sendo mais assertivo, com menos gastos, muitas vezes mais rápidos também. Seria como ir por partes, como fazemos em cálculo as derivações por partes, nos ajudando a ver mais claramente as situações e propondo soluções nas causas raízes.
É simplesmente uma metodologia que pensa no processo de desenvolvimento de produtos.