Bom dia Mariana! Tudo bem com você?
Ótima pergunta. A melhor abordagem depende da quantidade de dados e do que você se sente mais confortável. Se estamos lidando com uma quantidade menor de dados como no exercício, inserir diretamente na query SQL pode ser mais prático, por exemplo:
INSERT INTO funcionarios (id, nome, departamento, salario) VALUES
(1, 'Heitor Vieira', 'Financeiro', 4959.22),
(2, 'Daniel Campos', 'Vendas', 3884.44),
(3, 'Luiza Dias', 'TI', 8205.78),
(4, 'Davi Lucas Moraes', 'Financeiro', 8437.02),
(5, 'Pietro Cavalcanti', 'TI', 4946.88),
(6, 'Evelyn da Mata', 'Vendas', 5278.88),
(7, 'Isabella Rocha', 'Marketing', 4006.03),
(8, 'Sra. Manuela Azevedo', 'Vendas', 6101.88),
(9, 'Brenda Cardoso', 'TI', 8853.34),
(10, 'Danilo Souza', 'TI', 8242.14);
Para grandes volumes de dados, usar o Excel pode ser uma boa opção. Por lá, temos duas opções:
Organizar os dados em colunas, usar uma fórmula para gerar as declarações INSERT e após isso só colar no workbench.
="INSERT INTO funcionarios (id, nome, departamento, salario) VALUES (" & A2 & ", '" & B2 & "', '" & C2 & "', " & D2 & ");"
Outra opção é salvar os dados do Excel como CSV após isso, selecionar a opção Table Data Import Wizard, selecionar seu arquivo csv e apertar next
para finalizar, como mostro nas imagens abaixo.
No geral, temos muitas possibilidades e dependerá muito do contexto. O importante é escolher o método que for mais eficiente para você e adequado à quantidade e formato dos dados que está trabalhando.
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