1
resposta

[Projeto] 09 Imprimindo no console

Dentre as classes do seu código, ao menos uma delas, deve ser a** classe principal**.
Uma classe principal é aquela que inclui o método main e este é o método invocado pela JVM! Isso ocorre para que a JVM, que está por trás da execução de todo programa Java, saiba de onde iniciar a execução do programa. por esse motivo a assinatura (ou a primeira linha) do método main deve ser rigorosamente escrita de forma correta:

public class Exemplo {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Oi, meu nome é Alura!");
    }
}

Cada arquivo fonte .java pode incluir uma ou mas, no máximo uma delas poderá ser classe a pública (public).

Olá pessoal a situação apresentada na tela do Prompt de Comando ou como se diria na tela do DOS

Testando por partes:

1. Primeiro erro sem o static
public class Exemplo {
    public void main(String[] args) {
        System.out.println("Oi, meu nome é Alura!");
    }
}

C:\MeusJavas>javac Exemplo.java

C:\MeusJavas>java Exemplo
Erro: o método main não é static na classe Exemplo; defina o método main como:
public static void main(String[] args)

C:\MeusJavas>

Outro erro:
2) Segundo erro sem o .out

public class Exemplo {
    public static void main(String[] args) {
        System.println("Oi, meu nome é Alura!");
    }
}

C:\MeusJavas>javac Exemplo.java
Exemplo.java:3: error: cannot find symbol
System.println("Oi, meu nome Ú Alura!");
^
symbol: method println(String)
1 error

C:\MeusJavas>

Resposta da questão 09

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Fábio! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você testou os erros no código, mostrando cada detalhe do que acontece quando o método main não é estático ou quando falta o .out no System.out.println(). Isso mostra atenção aos conceitos básicos e entendimento prático do funcionamento da JVM.

Continue praticando dessa forma, testando e analisando os resultados. Uma dica: sempre que surgir um erro, leia com calma a mensagem exibida no terminal, pois ela indica onde está o problema e ajuda muito no aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!