Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Problemas com o Auto Layout

Olá,

Estou tentando criar o auto layout conforme indicado no vídeo, porém com uma diferença: Incluí um ícone do lado direito, para o caso do campo preenchido ser uma senha, nesta variante, pode ser incluído o ícone de mostrar a senha.

Porém quando agrupo tudo e transformo em auto layout, ele automaticamente joga tudo para a esquerda e não tem cristo que faça dois elementos ficarem um do lado do outro

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Como representado acima, o print da esquerda é o original e o da direita após transformar em auto layout. O máximo que consegui, foi fazer o ícone ficar do lado direito com Fill Container, porém fica abaixo do texto e não do lado

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Já cliquei em todas as opções que encontrei e nada faz funcionar, alguém consegue me dar uma ajuda?

Obrigada!

3 respostas
solução!

Olá Priscila, tudo bem?

Perdão pela demora em te responder.

Para essa questão temos uma solução rápida e prática, onde iremos construir vários auto layouts para a construção do componente, criando assim, caixas dentro de caixas. Para que o componente fique estruturado da forma desejada, você precisará organizá-lo como almeja, estruturando cada átomo do componente em seu devido lugar.

Quais são os átomos? Label, input de texto com placeholder, ícone e texto auxiliar.

Após estruturar o componente, você irá criar um grupo, assim como no exemplo abaixo, usando o atalho CTRL+G.

Componente a esquerda estruturado contendo termos, um ícone de seta apontando para cima e uma barra embaixo de ambas mais um termo em tom mais claro, logo em seguida, indicado por uma seta azul centralizada, o componente citado anteriormente está agrupado.

Já com os átomos agrupados, você selecionará o grupo e irá transformá-lo em um auto layout com o atalho SHIFT+A.

Componente a esquerda agrupado, contendo uma seta apontando para cima e uma barra embaixo de ambas e logo em seguida, indicado por uma seta azul centralizada,  o componente transformado em um auto layout com o ícone de seta acima do termo em tom mais claro.

Com o Auto layout criado, você irá criar dois grupos de átomos. O primeiro grupo será formado pela text area + icon e o segundo pela barra + mensagem adicional. Como mostro no gif abaixo.

Gif indicando os dois grupos distintos formados dentro do auto layout. Sendo o primeiro grupo formado pelo termo e o ícone de seta e o segundo pela barra e outro termo.

Agora, com os dois grupos criados, você irá transformá-los em Auto layout.

Gif demonstrando os dois grupos sendo transformados em auto layout, com auxílio da barra lateral de ferramentas à direita do Figma.

Com os auto layouts feitos, você irá organizar o componente como deseja, com o espaçamento correto e a devida orientação de cada átomo do componente. Lembre-se de organizar cada caixa por vez e começar de dentro para fora. Assim, você conseguirá alcançar o resultado que deseja.

O meu componente ficou assim. Estou animada para saber como o seu componente ficou.

Componente a esquerda estruturado contendo termos, um ícone de seta apontando para cima e uma barra embaixo de ambas mais um termo em tom mais claro.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o Auto layout e suas possibilidades, deixo como recomendação o Alura+ Auto layout no Figma:

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oiee!

Deu super certo! Muito obrigada pela ajuda!

Veja como ficou:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Priscila, tudo bem?

O seu componente ficou muito bom, parabéns!

Continue compartilhando conosco o seu aprendizado, pois ficamos felizes em ver a sua evolução.

Até mais e bons estudos!