3
respostas

Problemas ao usar lighsail

Bom estou com probelmas para usar o cloud shell e quero continuar o curso mas meu cloud shell nao esta liberado e nao consigo usar. Existe outra alternativa para continuar o curso se sim pode me falar para mim procurar saber mais e tentar fazer o curso com ajuda ja que nao consigo usar o cloud shell

3 respostas

Olá Guilherme.
Se o Cloud Shell da AWS não está funcionando, você pode continuar o curso usando qualquer terminal no seu computador, porque o AWS CloudShell serve apenas como um ambiente de linha de comando com o AWS CLI instalado.
A atividade do módulo de Lightsail não depende obrigatoriamente do CloudShell.
O Lightsail é totalmente operado pelo console web da AWS e você só precisa do CloudShell caso o curso peça comandos específicos, o que geralmente não acontece nas atividades iniciais de deploy.
Para continuar o curso sem CloudShell, você pode acessar o console da AWS, abrir o serviço Lightsail e criar a instância ou aplicação diretamente pela interface gráfica.
O Lightsail foi feito exatamente para permitir deploy sem usar comandos, por isso você consegue seguir a atividade normalmente apenas clicando no console.
Se ainda assim o curso pedir comandos, você pode instalar o AWS CLI no seu próprio computador. Após instalar, basta configurar com o comando aws configure, usando sua Access Key, Secret Key e região padrão.
Depois disso, qualquer comando que seria usado no CloudShell funcionará no seu terminal local.
Existe alternativa totalmente local, sem conexão com a nuvem.
Ela não substitui o Lightsail real, mas permite que você continue praticando os conceitos de deploy, servidores, contêineres e serviços web no seu computador.
As opções que mais se aproximam da experiência de criar e gerenciar aplicações em nuvem são as seguintes:

1. Instalar Docker localmente. Com o Docker você pode simular servidores, bancos de dados, balanceadores e microsserviços no seu computador.
  2. Isso permite criar e testar aplicações quase da mesma forma que faria na AWS.
  3. Instalar uma máquina virtual usando VirtualBox ou VMware.
  4. Você cria uma máquina Linux local e pratica instalação de pacotes, configuração de serviços, hospedagem de aplicações e administração básica, simulando um servidor como o que você teria no Lightsail.
  5. Usar Minikube ou Kind se quiser simular Kubernetes.
  6. Se o curso falar sobre orquestração ou práticas de deploy, você pode experimentar isso localmente sem precisar da nuvem.
  7. Usar ferramentas como LocalStack. O LocalStack simula serviços da AWS no seu computador. A versão gratuita roda alguns serviços básicos e permite testar comandos do AWS CLI sem chamar a nuvem real. Ele não replica o Lightsail, mas replica IAM, S3, Lambda, API Gateway, DynamoDB e outros.

Se o seu objetivo no módulo é apenas aprender a criar, configurar e publicar uma aplicação, Docker é geralmente a alternativa local mais simples e mais próxima da realidade, porque você sobe um contêiner com o servidor, expõe porta, testa aplicação e pratica revisão de logs.
Caso queira algo que realmente imite um servidor estilo Lightsail, então usar uma máquina virtual Linux local é o caminho mais parecido com o ambiente real.
Avise qualquer duvida.
Bons estudos.

engraçado que após eu fazer a pergunta a Amazon responde minha solicitação e libera meu light shell. ok eu queria saber se pelas instâncias da aws eu consigo criar servidores minecraft sei que não tem muito haver com o curso mas tô nessa dúvida

Olá Guilherme.
Fico feliz que tenha dado certo.
Respondendo a sua pergunta:
Sim! É perfeitamente possível criar servidores de Minecraft usando instâncias da AWS (Amazon Web Services).
Na prática, muita gente usa a AWS justamente para hospedar servidores de jogos, incluindo Minecraft Java e Bedrock.
A escolha mais comum é:

• t3.medium ou t3.large para servidores pequenos/médios
  • t3.micro funciona para testes, mas NÃO é recomendado para jogar, mesmo no tier grátis
  • Para muitos jogadores ou mods/packs pesados: m5, c5, r5 (mais caros, porém muito melhores)

Escolha o sistema operacional Amazon Linux 2 ou Ubuntu Server.
Ambos funcionam muito bem.
Minecraft Java requer Java 17 atualmente.
Basta instalar via apt/yum.
Abrir as portas no Security Group:
Porta padrão do Minecraft: 25565/TCP
Sem isso ninguém consegue entrar no servidor.
Você pode rodar o servidor:

• Vanilla
  • Paper/Spigot
  • Forge/Fabric (modpacks)

A performance vai depender MUITO da CPU e da memória.
Quanto custa?
Varia conforme a instância.
Exemplos aproximados:

• t3.small (~2GB RAM) → aceitável para poucos players: ~ US$ 15/mês
  • t3.medium (~4GB RAM) → ótimo para 5–15 players: ~ US$ 30/mês
  • t3.large (~8GB RAM) → modpacks leves: ~ US$ 50/mês

Você pode deixar a instância desligada quando não estiver usando, pagando só o armazenamento (EBS).
O Lightsail é mais simples e mais barato:

• Compute simples com preço fixo
  • IP estático incluído
  • Fácil de configurar

É ótimo para iniciantes que querem algo mais “plug and play”.
Você pode pedir ajuda para o chatgpt para configurar seu servidor.
Mas fique atento com os custos e não esquecer o servidor ligado se não quer isso.
Outra alternativa é criar um servidor local que na minha opinião é bem mais divertido.
Qualquer duvida avise ai.
Bons estudos.