Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Problema transformando dados agrupados em colunas diferentes

Olá, Alguma sugestão de como tratar o problema abaixo ? Estou utilizando um dataset do Kaggle para treinar a formatação de dados no PowerBI. Escolhi os dados públicos de criminalidade da cidade e que eu moro, porém, percebi que ao importar para o PBI, o dataset não possui uma coluna com a data de cada ocorrência, mas uma coluna especifica com o somatório de ocorrêcias para cada trimestre. Aí, na hora de tratar os dados, ficou assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePergunta: Existe uma forma rápida de agregar essas colunas dos trimestre? Com as ocorrências agrupadar por trimestre , em diferentes colunas, na hora de visualizar os dados no PowerBI, cada uma dessas colunas aparece como uma serie de dados diferente, tornando bem dificil a visualização continua dos dados ao longo do tempo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Link do Dataset: https://www.kaggle.com/sameerkulkarni91/crime-in-ireland/version/1?select=IRELAND_CRIME_GARDA_DIVISION_wise_2003-2019.csv

Obrigado pela ajuda

3 respostas

Alguém ? o.O

solução!

Oi Gabriel, tudo bem?

Você poderia criar uma nova coluna personalizada contendo as ocorrências de 2003 a 2009, usando a função SUMX para somar os valores de cada ocorrência contidos nas colunas dos trimestres, dentro da função você deverá somar todas as colunas de trimestres contidas no seu dataset, utilize a função da seguinte forma:

SUMX(Nome da tabela, coluna de trimestre a ser somada + coluna de trimestre a ser somada + coluna de trimestre a ser somada)

A função SUMX faz a soma de valores a partir de cada uma das linhas da tabela ou coluna em questão, no seu caso irá trazer a somatória do valor de cada tipo de ocorrência de 2003 a 2009.

Espero ter ajudado!

Bons estudos!

Beatriz do cééu ajudou demais! ainda nao botei pra rodar, mas ja tenho uma noçao do que fazer. confesso que ainda to pensando com cabeca de excel. agradeco ao cuidado na explicação .

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software