Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Problema na instalação dos packages MySQL/MySQLdb

Olá. Não estou conseguindo instalar o package do MySQL-MySQLdb para o curso de Python Web. Tentei o comando mostrado em vídeo para realizar a instalação, que era pip3 install flask_mysqldb==0.2.0 , mas recebo o seguinte erro:

MySQLdb/_mysql.c(29): fatal error C1083: NÆo ‚ poss¡vel abrir
 arquivo incluir: 'mysql.h': No such file or directory
    error: command 'C:\\Program Files (x86)\\Microsoft Visual
 Studio\\2019\\Community\\VC\\Tools\\MSVC\\14.23.28105\\bin\\
HostX86\\x86\\cl.exe' failed with exit status 2

Pesquisando em outros fóruns, encontrei algumas respostas que funcionaram com outras pessoas, umas delas foi realizar pip install wheel, após a instalação acessar o site https://www.lfd.uci.edu/~gohlke/pythonlibs/#mysql-python e baixar o arquivo .whl correspondente à versão utilizada. Baixei o arquivo mysqlclient-1.4.4-cp37-cp37m-win32.whl e através do pip realizei a instalação e dessa vez o mysqlclient foi instalado com sucesso, para a instalação do MySQL-python realizei o mesmo processo, porém o único arquivo que havia disponível para baixar era MySQL_python-1.2.5-cp27-none-win32.whl mas quando tento realizar a instalação recebo o erro MySQL_python-1.2.5-cp27-none-win32.whl is not a supported wheel on this platform.

Estou utilizando a IDE PyCharm mas nem através do atalho de alt + enter sobre o import é possível realizar a instalação do MySQL ou MySQLdb. Já baixei e instalei o Visual Studio Build Tools e o MySQL Workbench, mas mesmo assim os erros persistem.

9 respostas

Você precisa ter o cl.exe (o Microsoft C Compiler) instalado no seu computador e no seu PATH. PATH é uma variável de ambiente que informa no Windows onde encontrar arquivos executáveis.

Primeiro, verifique se as ferramentas de criação do C ++ para o Visual Studio estão instaladas. Você pode baixar as Ferramentas de Compilação para o Visual Studio separadamente na página de downloads do Visual Studio (https://visualstudio.microsoft.com/pt-br/downloads/) e escolher as ferramentas de compilação do C ++ no instalador. Se você já possui o Visual Studio, também pode instalar o desenvolvimento da área de trabalho com C ++ a partir do Visual Studio Installer, que deve ter no Menu Iniciar.

Em seguida, em vez do prompt de comando normal ou do PowerShell, use um dos prompts de comando na pasta Visual Studio no menu Iniciar.

Ok, irei me certificar de quais componentes já tenho instalado, no caso de ausência instalá-los e adicioná-los ao PATH. Obrigado pelas instruções.

Filipe,

Se precisar de ajuda avisa e coloque como solucionado sua duvida.

Eu já havia o cl.exe instalado e adicionado ao PATH, assim como o Visual Studio com todas as ferramentas instaladas, exceto a de Linux. Através do Visual Studio Installer fui até a aba de componentes individuais e na barra de busca pesquisei por C++, havia alguns componentes que me pareceram ser possíveis soluções então os instalei, mas mesmo assim o problema persistiu. Em um outro tópico sobre instalação do MySQL aqui no fórum da Alura havia uma sugestão de executar o comando python -m pip install mysql para evitar erros de compatibilidade, executei esse código no CMD e consegui realizar a instalação do mysqlclient, flask_mysql e mysql. Pensando que o problema havia sido solucionado abri a IDE e tentei importar novamente os packages, porém continua dando o mesmo erro, como se eles não tivessem sido instalados, tentei executar o mesmo comando no terminal dentro da própria IDE, mas dentro dela a instalação da erro também. Vi algumas pessoas dizendo que é problema de compatibilidade do Python 64 bits com o Windows 10, e que com o Python 32 bits não haveria esse problema, mas eu tenho as duas versões do Python instaladas (32 e 64 bits) então descartei essa possibilidade. Há mais alguma outra opção para resolver o problema? Estou pensando em simplesmente desinstalar tudo (quase que formatar) e reinstalar novamente para ver se assim resolveria esse problema.

Filipe,

Tenta antes instalar o Visual Studio Code e testar com ele, eu tive um problema semelhante com outra biblioteca do python no meu Windows, no Linux funcionava com o Pycharm normalmente. No Windows 7 profissional não funcionava, reinstalei com o Windows 10, instalei todos os pacotes do C, C++ da microsoft e funcionou. Só que perdi horas reinstalando configurando tudo de novo . Outra coisa sempre usei o CMD no modo Administrativo!

Filipe,

python pip on Windows - command 'cl.exe' failed

https://stackoverflow.com/questions/41724445/python-pip-on-windows-command-cl-exe-failed

Filipe,

Tem essa opção:

https://dev.mysql.com/doc/connector-python/en/connector-python-example-connecting.html

Opa, valeu, Welton! Vou lê-los e tentar novamente, caso não funcione vou dar uma formatada mesmo, mas muito obrigado pela ajuda e atenção! :)

solução!

Welton, Acabei formatando o notebook mesmo, mas não era isso. Dentro da IDE PyCharm é possível visualizar todos os packages e gerenciadores de download (como o pip) nas configurações do interpretador, lá acessei o package do Flask, que lista todos os componentes adicionais da biblioteca. Dentro dessa janela pesqueisei pelo MySQLdb e dentro da biblioteca havia o package, então selecionei e através de um botão mesmo solicitei a instalação, que dessa vez funcionou. O problema em questão de certa forma ainda não foi solucionado, não sei o porquê do erro até agora, mas de qualquer forma já encontrei uma outra solução. Agradeço muito sua ajuda, mesmo que não tenham sido as soluções certamente acabei aprendendo muita coisa sobre esse tipo de erro e pode servir para problemas futuros. Abraço e até uma próxima dúvida :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software