Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Problema na importação de dados externos no workbench

Estou realizando o curso Comandos DML: Manipulação de dados com MySQL na aula Usando importação de dados de arquivos externos é ensinado a importar dados para o mysql através de um arquivo .csv pelo table data import wizard, entretanto sempre que tento importar aparece após dar next na tela select destination a seguinte mensagem "can't analyze file. Please try to change enconding type ...", tentei com todos os tipos de formatos e nenhum funcionou.

7 respostas
solução!

Olá Ricardo, tudo bem? Me parece que isso é um erro no enconding do arquivo, você poderia tentar fazer o importe usando esse arquivo, faz o download desse arquivo e tenta fazer o processo usando ele. E fala pra gente o resultado!

Obrigado Jonilson, com este arquivo funcionou. Qual a mudança que você fez? pois eu estava tentando importar outros arquivos csv que elaborei aqui em casa e o acontece o mesmo erro.

A mudança que eu fiz foi apenas no enconding do arquivo mesmo, na verdade, eu copiei todo o conteúdo do arquivo que não estava funcionando para um novo arquivo e salvei com o enconding correto. Fico feliz em ajudar! Sendo assim você poderia marcar minha resposta como solução desse tópico, assim vai pode ajudar outras pessoas que possam ter a mesma dúvida!

Estou com problema com outros arquivos e gostaria de saber a forma correta de grava-los, por exemplo o arquivo vendedores da mesma tarefa. Tenho muitas planilhas se tiver que ficar copiando todas para um determinado arquivo, vai ser muito trabalhoso, qual o formato correto que deve ser salvo o arquivou, ou o passo a passo para ter um arquivo com o formato correto para que possa ser importado pelo workbench?

Nessa caso, eu apenas usei o bloco de notas do Windows mesmo, salvei o arquivo com a extensão .csv e com a codificação UTF-8, e funcionou corretamente, porém o que você deve se atentar são aos dados, porque precisam estar no formato que o MySQL entenda, você pode analisar isso principalmente nas datas, elas precisam corresponder ao formato que o MySQL compreenda.

Mas não existe um meio salvando diretamente pelo excel de ter um planilha que seja apta a ser importada pelo workbench, tenho diversas planilhas que gostaria de inserir num banco de dados, se tiver que realizar a operação de copiar e salvar em outra planilha demandará um grande tempo.

Entendi Rodrigo, então é tranquilo fazer, no excel mesmo, você vai modificar os campos para ficarem no formato que o MySQL, digo isso porque tive problemas com datas no formato do Brasil, então você pode converter todos os campos da forma que o MySQL suporta. Depois você acessa a opção Salvar como, e então no momento de salvar o novo arquivo você deve colocar o tipo CSV (separado por vírgulas). Pronto o próximo passo é ir no Workbench e realizar o import na opção Table Data Import Wizard, e se estiver no Windows, então você deve selecionar o Encoding do Windows mesmo que é o cp 1250 (windows-1250), e você deve conseguir fazer o importe com sucesso.

Mas muito atenção aos dados, devem está no formato que o MySQL suporta para cada tipo de campo.

Espero ter ajudado!