11
respostas

Problema com a Hierarquia Mês

Boa tarde, estava fazendo tudo certinho, seguindo passo a passo de como fazer e me deparei com um erro. Quando eu crio a Hierarquia Mês recompilo e processo, com a utilização do erro da chave duplicada. Consegue gerar uma resposta. Só que quando fui olhar a parte de Trimestre está errada como pode ser visto na imagem abaixo.

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Aí fui atrás de ver o porquê disso estar acontecendo e achei no management server que apresenta um erro na geração dos valores do trimestres. Como pode ser visto na imagem abaixo.

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Só que eu já alterei o código gerado lá no outro curso, procurei onde pode ser que estivesse o erro e não consegui arruma. Alguém pode me dar uma ajuda. Que acredito que isso vai me atrapalhar no avançar da matéria. Desde já um mto obrigado.

11 respostas

Oi, Caio! Tudo bem contigo?

Desculpe por demorar a te retornar.

Você verificar o mapeamento das suas colunas dentro da Dim_Tempo, por favor? Para verificar, faça deste modo:

  • Abra o pacote CargaDimensoes.dtsx.
  • Em Fluxo de Controle, acesse Criação da Dimensão Tempo.
  • Ao abrir o Fluxo de Dados da dimensão, clique em Inserir Destino.

Ele precisa estar deste modo:

Aba de mapeamentos da etapa inserir destino dentro do fluxo de dados do SSAS

A coluna de Entrada Cod_Trimestre precisa estar mapeada com a coluna de Destino. Após ter configurado o mapeamento, basta salvar, recompilar e processar novamente.

Se mesmo após ter feito a alteração ela ainda não funcionar, estou disponível para te ajudar. :)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Boa noite, obrigado pela ajuda. Mas fiz novamente esse passo que você indicou, já tinha refeito tudo novamente. E o erro persiste, ele diz que o primeiro e o segundo trimestre tem valor 1, e o terceiro e quarto trimestre tem valor 2.

Opa, tudo bem? Disponha pela ajuda, estou aqui caso precisar.

Vou deixar duas alternativas pra você testar.

A primeira: verificar a Execução do Script de Tempo, o primeiro passo pra isso. É necessário checar a coluna está com a ligação correta.

A segunda: olhar na Alteração de Dimensão Lenta, dentro do fluxo. Ela precisa estar desta forma:

Assistente da alteração de dimensão lenta, dentro do fluxo de dados, no Visual Studio

Esse passo também é importante para alterar o valor na tabela. Precisa estar com o tipo Atributo de Alteração. Tanto em inglês quanto em português vai estar demarcado como tipo 1 (type 1), contudo, ali na seleção fica como a segunda opção pra ser escolhido.

Se não der certo ainda, pode me dar um retorno, ok? Vamos juntos achar a solução para o seu erro. =)

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Opa, tudo ótimo e contigo?

Verifiquei as duas alternativas que você passou e está tudo corretamente ajustado. A parte do script eu copiei do arquivo que foi passado em aula. Mas analisando ele parece estar tudo correto. Como pode ser visto abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E na parte de alteração de dimensão lenta também está tudo para changing attribute. Então acredito que não seja aí o problema.

O que fiz foi refazer tudo desde o começo e continua dando o mesmo problema.

Também estou bem! Obrigada por perguntar. :)

Bom, talvez seja um erro nas fontes para os níveis. Você pode dar uma olhadinha, por gentileza, se nas propriedades da Tempo.Dim elas estão com as colunas de chave corretas? Vou deixar os prints abaixo para comparação.

O atributo Código do Semestre precisa estar com esta coluna:

Colunas de chaves do atributo código do semestre pela tabela de origem fato 004

Recomendo que também cheque a coluna demarcada o atributo Código do Trimestre.

Além disso, outra sugestão que posso te fazer: verificar (ainda dentro da dimensão) os níveis de semestre e trimestre. No campo de hierarquias, é importante ver se as fontes estão corretas, a do nível de semestre:

Fonte para a hierarquia semestre, com as opções de colunas à mostra

Olhe para ambas, dentro da hierarquia do mês, as de trimestre e semestre, por favor.

Se a dúvida persistir, estou aqui.

Forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Analisei isso que mandou e aparentemente está tudo correto. Vou mostrar imagens:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ok! Certo, tenho mais uma alternativa. Vamos lá!

Você pode verificar, por favor, estas Colunas de Chaves do Trimestre e do Trimestre e Ano?

Colunas de Chaves do atributo Trimestre e Ano

Colunas de Chave do atributo Trimestre

Se elas estiverem diferentes, peço que altere.

Se ainda não der certo, pode me dar um reply, ok?

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Exatamente igual.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Caio

Por mais que a gente ache que fez tudo certinho o computador sempre tem razão!!! Algum erro você cometeu. E sem acesso ao seu projeto em Visual Studio eu não saberia, com certeza, dize o que seja. Mas uma certeza eu tenho: O problema está no conteúdo da tabela DIM_TEMPO no Data Warehouse. O COD_SEMESTRE deve ser 1 para Janeiro até Março, 2 para Abril até Junho, 3 entre Julho e Setembro e 4 entre Outubro e Dezembro.

Pois o que eu fiz. Gravei um pequeno vídeo cujo link vou deixar abaixo para você acessar. Nele eu "forço" valores errados na tabela DIM_TEMPO e reconstruo, de forma bem rápida, o processo de carga da dimensão TEMPO usando os SCRIPTS do CURSO (Mas, para garantir, vou enviar também outro link para acesso do SCRIPT) e mostro que, se o processo de carga da dimensão TEMPO estiver correto o processo vai resolver o problema.

Outra observação: Ao executar novamente o processo de carga da dimensão TEMPO não esqueça de modificar os parâmetros de carga de tal maneira que possa alterar os dias errados que estão salvos na sua tabela.

Talvez revendo este meu vídeo você consiga entender onde foi o seu erro e/ou, pelo menos, corrigir a tabela DIM_TEMPO para que a criação do OLAP seja executada com sucesso.

Aguado um feedback.

Segue o LINK do vídeo:

https://drive.google.com/file/d/18sjLQcad6dt4fioLPGikRkIEsxfpZySu/view?usp=drive_link

Segue o LINK do SCRIPT:

https://drive.google.com/file/d/1PpI7btZM0B30tUdG4blnpZjs-S8Olgxf/view?usp=drive_link

Um abraço.

Olá Victorino, tudo bem contigo?

Muito obrigado pela ajuda. Estava tentando de todas as formas arrumar esse erro, procurando onde foi que eu errei. Muito obrigado pelo vídeo. Consegui consertar aqui, provavelmente foi como você mesmo disse, devo ter colocado errado a ordem do ano e mês. Muito obrigado pela ajuda e desculpe qualquer transtorno causado. Obrigado pelas aulas, sempre tão boas.

Um abraço.

Ótimo Caio que o seu problema tenha sido resolvido. Conte sempre com a nossa ajuda aqui nos fóruns da Alura.

Quero aproveitar e te falar que estamos produzindo novos cursos de SSIS e seria legal quando estes cursos estiverem prontos que você dê uma olhadinha lá par afazer uma revisão.

Um forte abraço e bons estudos !!!

Victorino.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software