Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Prioridade, em que situação usaria?

Professor, eu sei que estamos tratando no vídeo da aula passada a redundância, mas você falou também quanto a prioridade, mas, em um cenário como aquele diagrama que você nos mostrou de uma empresa grande. Essa prioridade seria apenas para rota? Para mandar todas as informações para um determinado switch de valor menor e não para outro? Ou essa questão de prioridade seria para serviços de telefonia, pacotes de computadores ou serviços de câmeras?

3 respostas

Olá Flávia, tudo bem?

As VLANs são utilizadas com o objetivo de criar uma segmentação em nossa rede e para priorização de tráfego, por exemplo para serviços de telefonia, conforme você mencionou.

O protocolo STP tem como principal objetivo evitar que ocorram redundâncias em nossa rede. Esse protocolo determina que um Switch deverá ser o principal, Switch root de nossa rede e todas as decisões referentes a portas a serem liberadas e bloqueadas terão como base esse Switch root, dessa forma ao termos um Switch root com um menor throughput pode ocasionar "gargalos" em nossa rede.

Abs

Opa professor, agora fiquei confuso, evitar que ocorra redundância?

Mas o STP não é para evitar o loop na redundância criada?

Então digamos que eu queira priorizar o tráfego de telefonia, eu colocaria a VLAN de telefonia com um custo menor para chegar primeiro e o restante com um custo maior, justamente para dar foco na telefonia?

solução!

Olá Flávia,

Desculpe, na hora que escrevi quis dizer o seguinte:

"O protocolo STP tem como principal objetivo evitar que ocorram loops nas redundâncias em nossa rede", acabei esquecendo de escrever a palavra loops, você tem toda razão.

Exatamente, a ideia é que com a VLAN você consegue configurar essa prioridade de tráfego, no caso o serviço de voz pelo fato de ser mais crítico do que o serviço de dados por exemplo, a priorização será maior para o serviço de voz.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software