import random
def jogar():
mensagem_abertura()
total_de_rodadas = seleciona_dificuldade()
# variaveis
vidas = total_de_rodadas # vidas é usada como condição para imprimir a mensagem de derrota
rodada = 1
pontos = 1000
numero_secreto = sorteio()
# algoritmo
for rodada in range(0, total_de_rodadas):
informa_rodada(rodada, total_de_rodadas)
chute = recebe_chute()
pontos = calcula_pontos(numero_secreto, chute, pontos)
validacao_intervalo = valida_intervalo(chute)
validacao = True
validacao = logica(numero_secreto, chute, vidas, pontos)
if(validacao == False):
break
verifica_vidas(vidas, numero_secreto)
def mensagem_abertura(): print("Bem vindo ao jogo de adivinhação! ") print("\n\n(1) Fácil (2) Médio (3) Difícil\n")
def seleciona_dificuldade(): nivel = int(input("Defina o nível: "))
if (nivel == 1):
total_de_rodadas = 20
return total_de_rodadas
elif (nivel == 2):
total_de_rodadas = 10
return total_de_rodadas
else:
total_de_rodadas = 5
return total_de_rodadas
def sorteio(): numero_sorteado = random.randrange(1, 101) return numero_sorteado
def informa_rodada(rodada, total_de_rodadas): print("Rodada {} de {}".format(rodada + 1, total_de_rodadas))
def recebe_chute(): chute = int(input("\nDigite um número entre 1 e 100:\n")) return chute
def calcula_pontos(numero_secreto, chute, pontos): pontos_perdidos = abs(numero_secreto - chute) pontos = pontos - pontos_perdidos return pontos
def valida_intervalo(chute): if (chute < 1 or chute > 100): print("\nDigite um valor entre 1 e 100!\n") return False else: return True
def logica(numero_secreto, chute, vidas, pontos): acertou = numero_secreto == chute maior = numero_secreto > chute menor = numero_secreto < chute
if (acertou):
print("\nParabéns, você acertou! e fez {} pontos".format(pontos))
vidas = -1
return False
else:
if (maior):
print("\nO número secreto é maior")
elif (menor):
print("\nO número secreto é menor")
vidas -= 1
def verifica_vidas(vidas, numero_secreto): if (vidas == 0): print("\nVocê perdeu, o número secreto era {} e fez 0 pontos,por favor reinicie o jogo!".format(numero_secreto))
if(name == "main"): jogar()