7
respostas

Primeiro contato com Linux - Não é Pergunta!

Meu primeiro contato com um ambiente semelhante ao linux foi em 1992 com o Xenix da SCO. Depois de alguns anos, em 1998 passei a usar o Conectiva 3.0 Guarani e depois atualizei para o 4.0. Em 1999/2000 passei a usar o Red Hat como desktop até 2004 quando foi descontinuada e migrei para Fedora. Ainda uso o Fedora, sendo a distribuição com que mais me identifico. Mas já experimentei/testei Debian, Ubuntu, OpenSuse, CentOS entre outras. Em servidores dou preferência a RHEL ou Suse Enterprice Server. Falando do Fedora Workstation, segue alguns dos motivos que gosto de usar:

1. Por ser uma "pista de teste" para o RHEL me deixa familiarizado com os recursos e comando do ambiente server;
  2. Também apresenta os softwares estáveis mais recentes e sua atualizações, inclusive de kernel e drivers (por exemplo, estou usando o Fedora 37 com o kernel 6.1.11);
  3. Ambiente Gráfico moderno e e atualizado (principais desktops - spins);
  4. Excelente implementação de segurança - SELinux;
  5. Documentação extensa na internet;
7 respostas

Boa noite Pedro, tudo bem?

Até que enfim depois de muito tempo encontrei alguem que utilizou a distro Conectiva, muito legal saber.

Comecei na versão 2 do Conectiva, a Marumbi (v2) se nao me engano, fui para a Guarani (v3) e por fim com a Ipanema (v4), inclusive tenho ate hoje os livros, CDs de instalação e o disquete de boot.

Uma pena esta distro ter morrido.

Abraço!

Olá Fernando, Muito boa noite,

Legal encontra pessoas que tiveram experiências semelhantes. Eu gostava muito do Conectiva também. Ela foi absorvida pela Mandrake formando o Mandriva (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandriva_Linux).

Forte abraço,

Interessante saber que existiram distribuições Linux brasileiras. Deu vontade de conhecer a história do nosso amigo falecido rsrs. Espero um dia, como você Pedro, trabalhar com RHEL e SUSE Enterprise. Nos servidores que administro, são sempre utilizadas distribuições grátis: Debian, Ubuntu e CentOS. Imagino que nosso dia-a-dia se torne muito mais produtivo com os recursos avançados e o suporte que essas empresas oferecem. Agradeço o compartilhamento da sua experiência.

Bruno, o uso de distribuições pagas e grátis não tem diferença alguma exceto pelo suporte, todas as funções são iguais.

A maioria das empresas não paga o suporte e as que pagam sofrem para serem atendidas visto que sempre fica naquela briga "culpa do hardware" x "culpa do S.O.".

Mesmos empresas grandes como Oracle e Dell ficam nesse empurra empurra.

Segue uma foto dos livros, CDs e disquete que tenho aqui.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Eram 3 CDs, um somente com o S.O. e pacotes, outro com o codigo fonte, o terceiro CD tinha um pacote office, acho que era "StarOffice" e um programa de CAD.

Comecei a utilizar o Linux, quando trabalhava como Analista de Suporte na Companhia de Águas da minha cidade. O Analista de Segurança foi promovido e do time de Suporte fui escolhido para ser realizar algumas atribuições que o Analista de Segurança não iria mais realizar.

Bom, para realizar as referidas atividades era necessário o conhecimento em Linux e a melhor forma de aprender foi removendo o SO que eu utilizada, Windows no caso, e instalei o Ubuntu. Foi amor no primeiro Next.

Ao finalizar a instalação fiquei maravilhado pois todos os drivers estavam configurados, para instalar qualquer aplicação apenas uma linha de comando resolve, bem melhor do que ficar garimpando instaladores web a fora e mais, nada requer licença.

Me perguntei, o que eu estava fazendo da minha vida durante toda a minha existência utilizando outro SO?

É isso, LINUX é vida!!! Já dizia William Wallace: "FREEDOOOMMMMMM"

Muito grato pelas informações compartilhadas que visualizei hoje! Obrigado!

Também sou da época do SCO Xenix. Passei pelo HP/UX, depois parei, pois profissionalmente passei gradualmente ao mundo da gestão de projetos de TI e praticamente todas as empresas para as quais trabalhei eram focadas em Windows. Há algum tempo retornei ao Linux, mais por questões pessoais, pois gosto de eletrônica e aproveitei para entrar montar meus próprios drones e voar usando softwares livres que funcionam melhor no Linux (Betaflight, um controlador de vôo - software livre). Por enquanto, estou focado no Ubuntu, mas vou me aventurar pelo Linux Mint e, do lado do servidor, Fedora/RedHat, que são usados na empresa onde estou trabalhando atualmente.