olá!
não estou conseguindo resolver este erro, isso me impossibilita de finalizar o curso.
erro a seguir:
(
)
fico no aguardo da solução, desde já agradeço!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
olá!
não estou conseguindo resolver este erro, isso me impossibilita de finalizar o curso.
erro a seguir:
(
)
fico no aguardo da solução, desde já agradeço!
Olá, Wilison!
Pelo erro que você compartilhou, parece que o arquivo Dockerfile não está sendo encontrado no momento de construir a imagem Docker. Esse tipo de erro geralmente ocorre quando o caminho para o Dockerfile está incorreto ou o arquivo não está presente no diretório esperado.
Aqui estão algumas sugestões para resolver esse problema:
Verifique o Caminho do Dockerfile:
Certifique-se de que o Dockerfile está no diretório correto. No seu script, o comando está tentando acessar o Dockerfile no diretório atual (.). Verifique se o Dockerfile está realmente nesse diretório.
Especifique o Caminho Completo:
Se o Dockerfile estiver em um subdiretório, você precisará especificar o caminho completo no comando docker build. Por exemplo, se o Dockerfile estiver em um diretório chamado docker, o comando deve ser:
- name: Build and push Docker images
run: |
docker build -f docker/Dockerfile -t evoluwill/go_ci:main .
Verifique o Nome do Arquivo:
Certifique-se de que o arquivo está realmente nomeado como Dockerfile e não algo como Dockerfile.txt ou qualquer outra variação.
Verifique o Repositório:
Certifique-se de que o Dockerfile foi adicionado ao repositório e está sendo puxado corretamente pelo GitHub Actions. Você pode verificar isso na etapa Run actions/checkout@v3.
Aqui está um exemplo de como seu arquivo Docker.yml pode ficar, considerando que o Dockerfile está no diretório raiz do repositório:
name: Docker
on:
push:
branches:
- main
jobs:
build:
runs-on: ubuntu-latest
steps:
- name: Checkout repository
uses: actions/checkout@v3
- name: Set up Docker Buildx
uses: docker/setup-buildx-action@v1
- name: Download a Build Artifact
uses: actions/download-artifact@v3.0.0
with:
name: programa
- name: Log in to Docker Hub
uses: docker/login-action@v1
with:
username: ${{ secrets.DOCKER_USERNAME }}
password: ${{ secrets.DOCKER_PASSWORD }}
- name: Build and push Docker images
run: |
docker build -f Dockerfile -t evoluwill/go_ci:main .
docker push evoluwill/go_ci:main
Espero ter ajudado e bons estudos!