Olá, fiquei com uma dúvida nessa aula. Gostaria de entender mais do porquê que, no exemplo desta aula ao criar o index, foi optado pelo Non-clustered ao invés do Clustered. Provavelmente não ficou claro pra mim a diferença entre os dois.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, fiquei com uma dúvida nessa aula. Gostaria de entender mais do porquê que, no exemplo desta aula ao criar o index, foi optado pelo Non-clustered ao invés do Clustered. Provavelmente não ficou claro pra mim a diferença entre os dois.
Olá, tudo bem?
Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.
A diferença entre índices CLUSTERED e NONCLUSTEREDestá na forma como os dados são fisicamente organizados. Um índice CLUSTERED determina a ordem física dos dados na tabela com base na chave primária ou em uma coluna específica. Enquanto um índice NONCLUSTERED cria uma estrutura separada de valores de chave e endereços de linha. Cada tipo de índice tem seus próprios usos e considerações de desempenho, e a escolha entre eles depende das necessidades específicas do banco de dados e das consultas que serão executadas.
No exemplo dado, como a tabela Nums1 foi criada como uma tabela HEAP e não possui chave primária, como ela não possui essa chave primária, a opção foi criar um índice Non-clustered utilizando o campo "n" como critério do índice. Isso permitiu que a consulta na tabela Nums1, utilizando o campo "n" como filtro, se beneficiasse da busca rápida proporcionada pelo índice Non-clustered.
Espero ter ajudado.
Caso surja quaisquer dúvida, fico à disposição.
Abraços.