1
resposta

Por que usar o elastic beanstalk ao invés do ECS/Fargate?

Não vi muita vantagem entre o elastic beanstalk e o ECS/Fargate se em ambos eu posso trabalhar com docker

1 resposta

Olá Italo, tudo bem?

Eu acredito que a escolha da tecnologia tem que levar em consideração alguns fatores como o grau de maturidade, experiência de quem vai manter, o tempo para lançar um MVP, orçamento ... pensando nessas questões o beanstalk tem um grau de abstração bem elevado, é fácil fazer uma prova de conceito ou lançar um MVP, integrar também em um processo de integração contínua / deploy contínuo é relativamente fácil.

Já com ECS, mesmo usando Fargate, alguns cuidados são necessários demandando um time com mais experiência técnica para manter algo em produção atendendo demanda de acesso dentro de um orçamento, controlar integração e deploy não é tão trivial usando ECS.

Não é uma regra mas penso que uma evolução de arquitetura que faria sentido para muitos casos seria algo como lançar um produto com funcionalidades mínimas (enquanto não se tem um time técnico muito grande ou com muita experiência) usar um elastic beanstalk, a medida que crescer em demanda, funcionalidades, integrações, conhecimento técnico ... ir para um ECS com Fargate e posteriormente dado escala ir para um EKS.

Em todas essas etapas seria possível manter a ponta do desenvolvimento baseada em contâiners Docker (o que é muito positivo), porém com o nível de gerenciamento, escala e manutenção muito diferentes.

Espero ter auxiliado de alguma maneira, um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software