por que na linha 58 e 31 eu tive que declarar "evento" na função, eu só fiz por que o console pediu. não entendi o por que. parece que está funcionando o script.
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (desenha && corAtual == 'lightgray') {
alert('o Pincel está sem tinta! Molhe-o na tinta antes de desenhar')
desenha = false
return
}else if(desenha){
if(!((x >= yQuadrados && x < (xAzul+tamanhoQuadrados+raio))
&& (y >= yQuadrados && y < (tamanhoQuadrados+raio)))) {
desenhaCirculo(x, y, raio, corAtual);
}
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function escolherCor(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ((x >= xVermelho && x < xVerde) && (y >= yQuadrados && y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'red'
}else if ((x >= xVerde && x < xAzul) && (y >= yQuadrados && y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'green'
}else if ((x >= xAzul && x < xAzul+tamanhoQuadrados) && (y >= yQuadrados && y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'blue'
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'lightgray';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
var raio = 5
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = escolherCor
</script>