1
resposta

Por que a Sazonalidade Aditiva é melhor?

Olá,

o instrutor fala que fazendo o método da sazonalidade multiplicativa não é tão bom e faz o jeito "mais simples". Por que o método utilizando a sazonalidade multiplicativa não é tão bom?

1 resposta

Olá Rodolfo, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Não podemos dizer que um tipo de sazonalidade é melhor do que o outro de forma geral, isso vai depender dos nossos dados e como estão se comportando com o passar do tempo. Na aula, o instrutor mostra dois exemplos, um caso envolvendo dados que estão se comportando com uma sazonalidade aditiva e outro caso onde os dados estão se comportando com uma sazonalidade multiplicativa.

O instrutor indica que a sazonalidade aditiva é menos comum no nosso dia a dia. Esse tipo de sazonalidade em que os valores da sazonalidade se mantêm constantes em relação à reta de referência, que é a reta que representa o comportamento médio dos dados.

Já a sazonalidade multiplicativa é a mais comum, e apresenta valores que apresentam uma taxa de crescimento constante, mas os valores de sazonalidade vão se afastando gradativamente da reta de referência.

O método inicial que foi mostrado pelo instrutor, consiste em subtrair o valor de um ano para o outro para cada um dos anos. Como a taxa de crescimento da sazonalidade multiplicativa é constante, os valores dessas subtrações são bem próximos e retira-se a média de crescimento para encontrar valores futuros.

A fala do instrutor nesse momento é de que existe uma maneira mais simples de obter esse resultado futuro, sem precisar realizar essa subtração para cada um dos anos, e a sazonalidade aditiva pode ser verificada na taxa de crescimento constante e não nos valores absolutos que foram analisados.

Portanto, ele seguiu para a construção dos fatores de sazonalidade, que são valores constantes de taxa de crescimento em relação à reta de referência, que podem ser utilizados para encontrar os valores brutos do método inicial que havia sido feito.

Talvez tenha acontecido certa confusão no momento em que o instrutor falou sobre transformar a sazonalidade multiplicativa em aditiva, mas na realidade não houve transformação direta da sazonalidade dos dados brutos e sim de uma interpretação da sazonalidade aditiva dos fatores de sazonalidade.

De toda forma, temos cursos mais atualizados que exploram de forma mais completa os conceitos de sazonalidade e recomendo que você os assista caso tenha interesse, especialmente o de Previsões com Google Sheets:

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software