Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Por que a função Procv não funciona para datas com letras?

Tentei fazer com que a função PROCV conseguisse buscar o resultado na coluna desejada. Sendo que, a composição dessa coluna obtinha número com letras, por exemplo: 01/Janeiro. Logo, quando fui buscar o resultado ocorreu um erro do valor requerido. Gostaria de saber o que gera esse erro.

2 respostas

O procv procura um único critério, você pode resolver isso trocando a data pela representação numeral. Ex: 01/01 que aí a função consegue procurar.

E números configurados como texto também causa erro de procura, fique atento a formatação.

solução!

Pelas informações que você passou, você teria que converter o texto para o formato numérico. Por exemplo, pode usar :

=VALOR("01/Janeiro")

Isto garante que você converteu o texto para o tipo data.

Eu não sei como está sua planilha, mas o problema é que você está pesquisando uma data (que pro excel é um número) em uma coluna que só contém texto ou o contrário.

Assim dito, ou você transforma tudo em texto (a coluna e o termo procurado) ou transforma tudo em número (data). O que importa é que os tipos têm que ser iguais.

Um outro problema é que se as datas contiverem também as horas, minutos e/ou segundos, ainda que as datas sejam iguais a do valor procurado, ele não conseguirá encontrar pois se considera valores diferentes. A solução seria apenas considerar a parte inteira da data antes de fazer a pesquisa com PROCV(). Exemplo:

=INT(B2)

Onde B2 é a célula que contém a data/hora.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software