Olá, a todos! Já finalizei, porém com certeza há espaço para melhorias, mas gostaria de compartilhar com vocês meu primeiro programa utilizando JS. Foco nessas partes:
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1.1;
raquetada.play();
Nesta parte apenas acrescentei -0.1 na velocidadeXBolinha a cada vez que for tocar na raquete, para assim ela ir se movendo de maneira mais rápida gradativamente.
Para a bolinha não ficar muito rápida e bugar o jogo, eu criei está função:
function limiteVelocidadeBolinha(){
if (velocidadeXBolinha > 20){
velocidadeXBolinha -= 1
}
}
E para a bolinha não travar na raquete e nas bordas foi criado esta:
function corrigirBugs(){
if (xBolinha < 3){
xBolinha += 100
}
if (xBolinha > 598){
xBolinha -= 100
}
}
Também limitei a raquete:
function verificaColisaoBordaRaquete(){
if (yRaquete < 0){
yRaquete += 10;
}
if (yRaquete > 310){
yRaquete -= 10;
}
if (xRaquete < 0){
xRaquete += 10;
}
if (xRaquete > 100){
xRaquete -= 10;
}
}
Código inteiro:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 7;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 580;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
let colidiu = false;
//variáveis do placar
let meusPontos = 0;
let oponentePontos = 0;
//variáveis do som
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
raquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
raquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaquete();
verificaColisaoBordaRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaqueteOponente();
mostraPlacar();
marcaPontos();
limiteVelocidadeBolinha();
corrigirBugs();
}
function mostraBolinha(){
circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function raquete(x, y){
rect (x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
if (keyIsDown(RIGHT_ARROW)){
xRaquete += 5;
}
if (keyIsDown(LEFT_ARROW)){
xRaquete -= 5;
}
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1.1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoBordaRaquete(){
if (yRaquete < 0){
yRaquete += 10;
}
if (yRaquete > 310){
yRaquete -= 10;
}
if (xRaquete < 0){
xRaquete += 10;
}
if (xRaquete > 100){
xRaquete -= 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (oponentePontos >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function mostraPlacar(){
textSize(20);
textAlign(CENTER);
fill(255);
noFill();
stroke(255);
rect(130, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 150, 27);
noFill();
stroke(255);
rect(380, 10, 40, 20);
fill(255);
text(oponentePontos, 400, 27);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
oponentePontos += 1
ponto.play();
}
}
function limiteVelocidadeBolinha(){
if (velocidadeXBolinha > 20){
velocidadeXBolinha -= 1
}
}
function corrigirBugs(){
if (xBolinha < 3){
xBolinha += 100
}
if (xBolinha > 598){
xBolinha -= 100
}
}