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Pokemon, na epoca 2D, poderia ser considerado Isométrico?

4 Imagens mostrando telas do jogo Pokemon Black nas diferentes estações do ano

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Oii, Thais.

O que é uma perspectiva isométrica:

Na aula, o instrutor explica que a perspectiva isométrica é um tipo de representação em que todos os objetos são desenhados sem ponto de fuga, ou seja, sem distorção de tamanho conforme se afastam.
Tudo é mostrado sob um ângulo constante, geralmente com os eixos inclinados em torno de 30° ou 45°, e todas as medidas são mantidas proporcionais, o que facilita entender o espaço e posicionar elementos.

É um tipo de vista muito usado em infográficos, publicidade e, especialmente, jogos, pois permite visualizar o cenário e os personagens de cima, com profundidade, mas sem deformações.

O caso dos jogos 2D do Pokémon:

Na imagem que você trouxe (mostrando as estações do ano em Pokémon), vemos um mapa do jogo em visão superior, típica dos jogos 2D clássicos da série (como Pokémon Black/White ou anteriores).
Essa visão não é isométrica, e sim o que chamamos de "top-down" ou "bird’s-eye view" (visão de cima).

Características dessa visão:

  • O personagem e os cenários são vistos de cima, quase como se a câmera estivesse na vertical.
  • Os objetos não seguem eixos inclinados de 30° ou 45°.
  • O chão e os prédios são mostrados achatados, sem perspectiva que mostre as laterais.
  • Há uma leve inclinação em alguns elementos (como telhados ou árvores), mas isso é apenas um truque visual para dar sensação de profundidade, não uma projeção isométrica real.

Comparando com uma cena isométrica:

Nos exemplos que o professor mostra na transcrição, os jogos isométricos (geralmente RPGs táticos, simuladores ou jogos de construção) exibem:

  • Três faces visíveis de cada objeto (por exemplo, topo e duas laterais).
  • Personagens e elementos que se movem sobre um grid em ângulo diagonal.
  • A possibilidade de ver “por dentro” de ambientes sem usar perspectiva realista.

Conclusão:

Pokémon nos jogos 2D clássicos não é isométrico.
Ele utiliza uma visão superior (top-down) com leve inclinação para dar noção de espaço, mas não apresenta as características geométricas da perspectiva isométrica.

Podemos dizer que é inspirado por ideias semelhantes (clareza, leitura fácil dos elementos, visibilidade do ambiente), mas tecnicamente não pertence à categoria de ilustrações ou jogos isométricos explicada no curso.

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Creio que entendi! Teria algum exemplo de jogos que utilizam a isometria?