Oii, Thais.
O que é uma perspectiva isométrica:
Na aula, o instrutor explica que a perspectiva isométrica é um tipo de representação em que todos os objetos são desenhados sem ponto de fuga, ou seja, sem distorção de tamanho conforme se afastam.
Tudo é mostrado sob um ângulo constante, geralmente com os eixos inclinados em torno de 30° ou 45°, e todas as medidas são mantidas proporcionais, o que facilita entender o espaço e posicionar elementos.
É um tipo de vista muito usado em infográficos, publicidade e, especialmente, jogos, pois permite visualizar o cenário e os personagens de cima, com profundidade, mas sem deformações.
O caso dos jogos 2D do Pokémon:
Na imagem que você trouxe (mostrando as estações do ano em Pokémon), vemos um mapa do jogo em visão superior, típica dos jogos 2D clássicos da série (como Pokémon Black/White ou anteriores).
Essa visão não é isométrica, e sim o que chamamos de "top-down" ou "bird’s-eye view" (visão de cima).
Características dessa visão:
Comparando com uma cena isométrica:
Nos exemplos que o professor mostra na transcrição, os jogos isométricos (geralmente RPGs táticos, simuladores ou jogos de construção) exibem:
Conclusão:
Pokémon nos jogos 2D clássicos não é isométrico.
Ele utiliza uma visão superior (top-down) com leve inclinação para dar noção de espaço, mas não apresenta as características geométricas da perspectiva isométrica.
Podemos dizer que é inspirado por ideias semelhantes (clareza, leitura fácil dos elementos, visibilidade do ambiente), mas tecnicamente não pertence à categoria de ilustrações ou jogos isométricos explicada no curso.
Creio que entendi! Teria algum exemplo de jogos que utilizam a isometria?