Oi, Anderson, tudo bem?
A sazonalidade é um padrão que se repete em um período definido e é uma característica importante para ser considerada em várias análises, especialmente em análises de séries temporais.
No seu caso, se você observa uma perda de clientes ativos acima de 10% a cada 6 meses, isso pode ser considerado um padrão sazonal. No entanto, é importante observar se essa tendência se mantém ao longo de vários ciclos (anos, por exemplo). Se a variação for muito alta entre um ciclo e outro, pode ser que não seja uma sazonalidade, mas sim uma oscilação normal dos dados.
A sazonalidade pode ser útil em várias análises. Por exemplo, se você está tentando prever o Churn para os próximos 6 meses, a sazonalidade pode ser um recurso importante para melhorar a precisão do seu modelo de previsão.
Além disso, entender a sazonalidade pode ajudar a identificar causas subjacentes para o Churn. Por exemplo, se a perda de clientes é sempre maior em Março e Setembro, pode ser que haja algum evento externo que esteja causando isso (por exemplo, um concorrente sempre lança uma grande promoção nesses meses, ou talvez sejam meses em que os clientes estão mais propensos a cancelar por algum motivo).
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!
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