1
resposta

Pode ser considerada uma sazonalidade?

Percebi nesta tabela que houve uma certa sazonalidade no percentual de Churn. Colocarei o print do gráfico no final desta postagem. Segundo o gráfico, temos uma perda de clientes ativos acima de 10% a cada 6 meses, considerando o mes de Março e o mes de Setembro.

Essa sazonalidade pode ser considerada pra algum tipo de análise? ou deve ser desconsiderada pela alta variação entre uma sazonalidade e outra? Se sim, em qual tipo de análise ela se enquadraria? alguém poderia citar um exemplo?

Desde já, agradeço.

Gráfico de Linhas analisando a serie temporal baseada no percentual de Churn mensal

1 resposta

Oi, Anderson, tudo bem?

A sazonalidade é um padrão que se repete em um período definido e é uma característica importante para ser considerada em várias análises, especialmente em análises de séries temporais.

No seu caso, se você observa uma perda de clientes ativos acima de 10% a cada 6 meses, isso pode ser considerado um padrão sazonal. No entanto, é importante observar se essa tendência se mantém ao longo de vários ciclos (anos, por exemplo). Se a variação for muito alta entre um ciclo e outro, pode ser que não seja uma sazonalidade, mas sim uma oscilação normal dos dados.

A sazonalidade pode ser útil em várias análises. Por exemplo, se você está tentando prever o Churn para os próximos 6 meses, a sazonalidade pode ser um recurso importante para melhorar a precisão do seu modelo de previsão.

Além disso, entender a sazonalidade pode ajudar a identificar causas subjacentes para o Churn. Por exemplo, se a perda de clientes é sempre maior em Março e Setembro, pode ser que haja algum evento externo que esteja causando isso (por exemplo, um concorrente sempre lança uma grande promoção nesses meses, ou talvez sejam meses em que os clientes estão mais propensos a cancelar por algum motivo).

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software