Olá Pessoal,
Me apresentando rapidamente. Sou o Antonio. Originalmente de Curitiba, mas moro em São Francisco, na California.
A razão do tópico é bem interessante: recentemente eu ingressei em uma empresa que eu queria há bastante tempo ingressar (chama-se Confluent). Pra quem não conhece, a Confluent é a empresa dos criadores do Apache Kafka. A razão que sempre quis entrar é porque sempre me interessei muito pelo mundo de big data - meu TCC, quando me formei, foi sobre o assunto, inclusive, mesmo que minha formação tenha sido mais pra negócios.
Enfim, a posição que entrei na Confluent é voltada ao mercado brasileiro, e sou um meio termo entre "evangelização" e vendas. Evangelização, no sentido que estou pra ajudar as pessoas que estão nessa busca por aprender mais nessa jornada Kafka e tals, e vendas, porque, caso eu identificar uma oportunidade de projeto no qual a pessoa está trabalhando e os produtos da Confluent possam ser valiosos para este projeto (ou projetos), minha função é fazer essa ponte inicial.
Meu objetivo: avançar na carreira que fica mais entre o técnico e vendas (Onde trabalho, temos os Customer Success e Solutions/Sales Engineers nessa posição). Eu não quero ficar sentado programando 10/12h por dia, mas quero entender o que meus clientes estão fazendo, ajudá-los, e... "escovar bits" sobre o produto (e não somente esse, mas outros produtos neste mundo), se necessário. Quero poder, pelo menos, falar de igual pra mais ou menos igual e responder dúvidas complexas que clientes possam ter nesse mundo de Kafka, Data Streaming, MQ, Observability, CDC, etc... (o céu é o limite).
A razão pra querer avançar pra essa parte da carreira é porque gosto de vendas, mas sou apaixonado por tecnologia, lembro que sempre gostei muito, cheguei a programar alguma coisa há muito tempo. É está MUITO DEMANDADO. Na empresa que eu trabalho, os SEs e CS são disputados a tapa como recurso pros gerentes de conta haha. Outro ponto é que numa feira de carreiras recente vi um colega que avançou exatamente do meu cargo pra SE, júnior, claro, com um plano de aprendizagem de pouco mais de 1 ano.
Minha atual base é bem básica, digamos assim. Um pouco de Cloud, Entendimento básico de bases de dados, e não coloco a mão num código há 13 anos. Ou seja: é quase do zero (não ligaria em começar do zero, até porque é legal revisar conceitos). Enfim. Conversei internamente na empresa sobre esse desejo, e recebi orientações meio ambíguas. No primeiro caso, me falaram pra focar em inicialmente em application development fundamentals (o que é vago haha, como "syntax to put an applation into deployment"). O caminho indicado pelo menino que citei, foca em alguns pontos um pouco menos vagos:
Dockers K8S" - Ele cita como o critério de sucesso: "Deploy kubernetes cluster package an application into a container and deploy it to the kubernetes cluster"
"Cloud Computing & Networking" - ele cita como sucesso passar nas certificações de cloud.
"CI/CD: Github, Terraform, Ansible" - Sucesso: *Github Store your completed success criterias (k8s code, programming submission and your architecture diagram in a github repository). Use it as you version your code over time. *Terraform/Ansible Use terraform or ansible to do an automated build in the cloud provider of your choice.
"Linux" - Sucesso: "A machine is running slowly, how would you debug & do a RCA?"
Linguagens de programação: ele recomenda escolher uma das linguagens suportadas (java, python, go, c/c++, .net).
Arquitetura
SQL
Sei que é bastante, mas os recursos que ele passou são em Inglês. Apesar de eu entender e falar Inglês, a vantagem que vi do Alura é... nada melhor que aprender na lígua nativa. Quais as formações que vocês recomendariam aqui na Alura que cumpririam, mais ou menos, o plano visto acima, por exemplo? E o mais complicado de todos (onde pega, rs): qual seria uma boa ordem pra ver os assuntos? Visto que não é legal chegar num assunto no qual você acaba não entendendo nada por não ter a base.
Muito obrigado, pessoal! Desculpe o comprimento do tópico.