Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Plano de Formação - Dicas (Dados? Aplicações? DevOps)

Olá Pessoal,

Me apresentando rapidamente. Sou o Antonio. Originalmente de Curitiba, mas moro em São Francisco, na California.

A razão do tópico é bem interessante: recentemente eu ingressei em uma empresa que eu queria há bastante tempo ingressar (chama-se Confluent). Pra quem não conhece, a Confluent é a empresa dos criadores do Apache Kafka. A razão que sempre quis entrar é porque sempre me interessei muito pelo mundo de big data - meu TCC, quando me formei, foi sobre o assunto, inclusive, mesmo que minha formação tenha sido mais pra negócios.

Enfim, a posição que entrei na Confluent é voltada ao mercado brasileiro, e sou um meio termo entre "evangelização" e vendas. Evangelização, no sentido que estou pra ajudar as pessoas que estão nessa busca por aprender mais nessa jornada Kafka e tals, e vendas, porque, caso eu identificar uma oportunidade de projeto no qual a pessoa está trabalhando e os produtos da Confluent possam ser valiosos para este projeto (ou projetos), minha função é fazer essa ponte inicial.

Meu objetivo: avançar na carreira que fica mais entre o técnico e vendas (Onde trabalho, temos os Customer Success e Solutions/Sales Engineers nessa posição). Eu não quero ficar sentado programando 10/12h por dia, mas quero entender o que meus clientes estão fazendo, ajudá-los, e... "escovar bits" sobre o produto (e não somente esse, mas outros produtos neste mundo), se necessário. Quero poder, pelo menos, falar de igual pra mais ou menos igual e responder dúvidas complexas que clientes possam ter nesse mundo de Kafka, Data Streaming, MQ, Observability, CDC, etc... (o céu é o limite).

A razão pra querer avançar pra essa parte da carreira é porque gosto de vendas, mas sou apaixonado por tecnologia, lembro que sempre gostei muito, cheguei a programar alguma coisa há muito tempo. É está MUITO DEMANDADO. Na empresa que eu trabalho, os SEs e CS são disputados a tapa como recurso pros gerentes de conta haha. Outro ponto é que numa feira de carreiras recente vi um colega que avançou exatamente do meu cargo pra SE, júnior, claro, com um plano de aprendizagem de pouco mais de 1 ano.

Minha atual base é bem básica, digamos assim. Um pouco de Cloud, Entendimento básico de bases de dados, e não coloco a mão num código há 13 anos. Ou seja: é quase do zero (não ligaria em começar do zero, até porque é legal revisar conceitos). Enfim. Conversei internamente na empresa sobre esse desejo, e recebi orientações meio ambíguas. No primeiro caso, me falaram pra focar em inicialmente em application development fundamentals (o que é vago haha, como "syntax to put an applation into deployment"). O caminho indicado pelo menino que citei, foca em alguns pontos um pouco menos vagos:

• Dockers K8S" - Ele cita como o critério de sucesso: "Deploy kubernetes cluster package an application into a container and deploy it to the kubernetes cluster"

• "Cloud Computing & Networking" - ele cita como sucesso passar nas certificações de cloud.

• "CI/CD: Github, Terraform, Ansible" - Sucesso: *Github Store your completed success criterias (k8s code, programming submission and your architecture diagram in a github repository). Use it as you version your code over time. *Terraform/Ansible Use terraform or ansible to do an automated build in the cloud provider of your choice.

• "Linux" - Sucesso: "A machine is running slowly, how would you debug & do a RCA?"

• Linguagens de programação: ele recomenda escolher uma das linguagens suportadas (java, python, go, c/c++, .net).

• Arquitetura

• SQL

Sei que é bastante, mas os recursos que ele passou são em Inglês. Apesar de eu entender e falar Inglês, a vantagem que vi do Alura é... nada melhor que aprender na lígua nativa. Quais as formações que vocês recomendariam aqui na Alura que cumpririam, mais ou menos, o plano visto acima, por exemplo? E o mais complicado de todos (onde pega, rs): qual seria uma boa ordem pra ver os assuntos? Visto que não é legal chegar num assunto no qual você acaba não entendendo nada por não ter a base.

Muito obrigado, pessoal! Desculpe o comprimento do tópico.

1 resposta
solução!

Oi, Antonio! Tudo bem por aí nos ares estadunidenses?

Antes de tudo, parabéns por conseguir um emprego na empresa que você queria. Como entusiasta de data engineering, é bem legal ver relatos como o seu! :)

Para iniciar novamente na programação, te recomendaria ir aos poucos com uma linguagem e com o Linux. A linguagem ideal fica para você decidir, contudo, pessoalmente eu iniciaria com Java para o seu intuito. A sua solução principal, Apache Kafka, é em Java. Por mais que seja um linguagem considerada "complexa" por várias pessoas e "difícil", ela é extremamente robusta e quando você vai iniciando entende o porquê de ser uma das mais fortes no quesito de compilação. Ao aprender Java sua base para outras linguagens é bem mais tranquila também.

Aqui temos uma formação para iniciar com programação orientada a objetos com Java.

Agora, para dar seus pulos iniciais com o Linux, temos esta formação.

Após isso, você pode checar SQL. Nós temos diversas formações, pois o SQL se encaixa em vários tipos de softwares. Vou deixar aqui a formação para aprender o SQL com MySQL, pois o MySQL é extremamente popular. Caso você tenha contato com outros sistemas, como o SQL Server ou o Oracle, também temos formações para aprender sobre eles.

Depois disso, recomendo ir para Cloud, com a AWS. Temos a formação de AWS para iniciar.

E agora, vamos com o curso de Docker e a formação de Kubernetes (ou também chamado de k8s).

Logo, CI/CD. E, para Terraform e Ansible, temos a formação de Infraestrutura como código.

Por fim, microsserviços e arquitetura! Nossa formação contendo Java, Spring e RabbitMQ faria sentido para você no final da sua jornada.

E, só se tiver curiosidade, temos também uma formação para mensageria com Apache Kafka.

Ufa! Muita coisa. Mas aos poucos você vai estudando e aprendendo.

Uma dica que te dou: faça um plano de estudos aqui na plataforma. Fica mais tranquilo para se organizar.

Ah! Nós também temos formações específicas para certificações em cloud e Linux:

Bom, acredito que agora você tem uma base para se guiar, hahaha. Vá aos poucos, com calma, tá bem?

Se alguma dúvida surgir, estou disponível aqui no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.