1
resposta

Pesos de inicialização

Os pesos que o algoritmo de Glorot mencionados servem para inicialização e, posteriormente, conforme a rede neural vai aprendendo, esses pesos são redefinidos para destacar os melhores pontos da imagem que auxiliam na classificação, certo? Ou os valores dos pesos mostrados (zeros, aleatórios e de Glorot) já são os pesos usados pela rede neural quando vai realizar a classificação?

1 resposta

Oii Gabriel! Tudo bem com você? Espero que sim!

Primeiro queria te pedir desculpas pela demora em te trazer uma resposta.

O peso inicial serve como um ponto de partida para que o modelo de deep learning utilize o algoritmo de otimização, conhecido por gradiente decrescente, esse algoritmo é responsável por alterar os pesos da rede com o objetivo de minimizar as perdas (que são definidas pela função loss), o que torna o aprendizado melhor.

Mesmo com esses ajustes durante o aprendizado, alguns valores de inicialização podem atrapalhar o aprendizado, fazendo o algoritmo divergir muito nas predições, por isso, sempre é bom fazer muitos testes para verificar o melhor peso inicial.

Se quiser saber mais sobre a inicialização de peso, recomendo bastante o artigo Weight Initialization for Deep Learning Neural Networks, em português, "Inicialização de Peso para Redes Neurais de Aprendizado Profundo". OBS: Infelizmente o artigo está em inglês, então, caso tenha dificuldade em relação a este idioma, indico que tente utilizar o tradutor do navegador, para conseguir efetuar a leitura em português, mas qualquer dúvida ou dificuldade estarei à disposição

Eu espero ter te ajudado! Se surgir outra dúvida estarei disposta a ajudar ;-)

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software