Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Persona primária - Exercício

Conforme o exercício proposto, criei a minha persona primária com base nos padrões identificados na pesquisa e com algumas respostas do usuário, tentado tornar o mais realista possível.

https://drive.google.com/file/d/1IQ4FbTMNueIMyTvtcyIODSKqih54aBTU/view?usp=sharing

4 respostas

Olá Lucas, tudo bem? Espero que sim!

Parabéns pela Persona!!

Vou deixar aqui apenas um toquezinho, ok?

Geralmente, no quadro de uma Persona, pensamos também em alguns meios de comunicação que a pessoa costuma a usar, colocamos também algumas coisas que essa pessoa gosta e não gosta, algumas marcas preferidas etc. A persona, assim como a proto-persona, não precisa ter somente características ligadas ao produto. Lembre-se que o objetivo é visualizar o máximo possível a pessoa que irá consumir o produto lá na frente.

Uma dica interessante seria dar uma olhadinha em alguns quadros prontos e observar os tópicos que eles têm. Podem servir de inspiração =)

Existe um site chamado "Xtensio" que te ajuda a montar as informações da sua Persona através de um template pronto. Esse site tem uma parte gratuita que já ajuda bastante.

É isso Lucas!! Mandou muito bem!!

Até mais =)

Olá Gabriela! Tudo bom. E você?

Certo. Obrigado por mais este feedack. Sobre essas informações adicionais, como as marcas preferidas por exemplo, são colocadas hipoteticamente ou de acordo com o perfil identificado? Ou, nós colocamos essas perguntas nos questionários/entrevistas? E se colocadas, não daria a impressão de extenso ou falta de objetividade?

Desculpa encher de perguntas. Mas, eu gostaria de trazer o mais possível realismo para as minhas personas. Acho que assim o projeto tende a ser bem mais assertivo.

solução!

Olá Lucas!!

Não tenha vergonha de perguntar: Pode mandar perguntas sempre que tiver! Saiba que é uma alegria responder e ajudar =)

Agora, em relação as marcas preferidas e redes sociais mais utilizadas, seria interessante criar uma pergunta simples para cada, coisa bem curtinha e que ainda ofereça a informação que você procura. Por exemplo: "Quais editoras de livro você prefere?" ou "Onde você mais compra livros?" e "Quais redes sociais você mais usa?"

Perguntas assim são rápidas de se fazer e em geral as respostas tendem a ser mais objetivas. Porém, lembre-se que se a pessoa tiver tempo e disponibilidade para responder mais informações, pergunte o por quê da preferência de marca ou o motivo de preferir as redes sociais que usa. Caso a pessoa não se sentir a vontade e/ou não tiver muito tempo, é melhor se restringir apenas as perguntas mais essenciais, pois devemos prezar também pelo bem-estar do entrevistado ou da entrevistada.

Em relação a falta de objetividade, podemos achar soluções para isso de forma que a pessoa compreenda que tudo faz parte de um mesmo projeto. Uma sugestão é: você pode começar com perguntas mais gerais, que envolvam nome, idade, sonhos, objetivos etc., e depois passar para perguntas mais focadas no projeto. Assim a pessoa compreende que a primeira rodada de perguntas foi mais geral e a segunda parte ficou mais centrada. É apenas uma opção de como podemos resolver essa questão da objetividade.

É isso Lucas! Qualquer dúvida, é só perguntar! Estamos aqui para te ajudar =)

Oi Gabriela!

Certo, entendi. Muito obrigado! :D