Boa tarde!
Quando tento criar arquivos e subdiretórios dentro do workspace, aparece "permissão negada". Não consigo sair desse ponto. Poderiam me ajudar?
Boa tarde!
Quando tento criar arquivos e subdiretórios dentro do workspace, aparece "permissão negada". Não consigo sair desse ponto. Poderiam me ajudar?
Olá, Camila. Tudo bem?
Será que você não está tentando criar o diretório dentro do diretório raiz, ou /
? Nesse diretório, as modificações exigem que você esteja como usuário root ou usando sudo
.
No vídeo é sugerido que se crie o diretório workspace
dentro do diretório home
do seu usuário. Se você não estiver nele, pode criar commkdir /home/nome-do-usuario
ou fechar o terminal e abrir de novo, assim você já vai estar no seu home
e pode criar usando mkdir workspace
.
Espero ter ajudado.
Oi Vitor!
Entendi, vi que criei o diretório workspace na área de trabalho. Mas agora não consigo sair da workspace e ir para o home. Digito:
Mas não saio do caminho area de trabalho/workspace. Como faço agora?
Obrigada
Olá Camila, tudo joia ?
utilize o comando a baixo para ir para a home .
cd /home
é necessário colocar a barra antes do diretório. por isso você não esta conseguindo sair do diretório atual.
caso queria voltar apenas um diretório a cima utilize o comando
cd ..
é necessário colocar um espaço antes dos 2 pontos
Espero ter ajudado.
Oi Luiz, consegui!
Mas agora estou no home/workspace e não consigo criar arquivos e subdiretórios como abaixo:
echo "meu primeiro teste" > arquivo1.txt echo "meu primeiro teste" > arquivo2.txt echo "meu primeiro teste" > arquivo3.txt
mkdir projetos-java mkdir projetos-php
E aparece permissão negada.
Camila, bom dia!
Provavelmente o erro deve estar ocorrendo devido às permissões de seu usuário no diretório.
Pelo passo a passa do curso o diretório Workspace deve ser criado dentro da pasta home de seu usuário. Quando você digitar o comando " cd /home " você sera direcionada ao diretório home, onde contem os diretórios de todos os users criados na máquina. de o comando " ls -l " para verificar quais usuários tem criado em sua maquina. OBS: Para criar um diretório dentro da pasta /home é necessário ter permissões de adm ou seja. ser root ou utilizar no incio do comando a palavra "sudo"
suponhando que você tenha criado seu usuário como camila dentro da pasta /home tera outra pasta com seu nome "Nome do seu usuário" acessando a pasta do seu usuário você tera a permissão para criar as pastas e arquivos que desejar.
Dando um ls -l no inicio das linhas que compoem cada arquiv ou diretorio possui algumas letras. Segue a baixo exemplo.
drwxr-x--- 2 jose jose 4096 Apr 8 21:00 jose/
drwxr-xr-x 22 luiz luiz 4096 Apr 13 20:38 luiz/
drwxr-xr-x 2 root root 4096 Apr 15 11:29 teste/
Essas letras são as permissões atribuídas as pastas/ arquvios. E os nomes em seguida são os owners "proprietarios"
Para entender um pouco melhor sobra as permissões vou deixar a baixo minha colinha hehe Segue a baixo a descrição de cada permissão
Permissões de dono do arquivos - d= Diretório, r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
Permissoes de grupo do arquivo - r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
Permissões para outros users - r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
EX:
Arquivos DONO GRUPO OUTROS USERS
workspace d r w x r w x r w x
dorme r w x r w x r w x
bemvindo.txt r w x r w x r w x
Para alterar as permissões dos arquivos basta utilizar o comando chmod. Segue a baixo as variações deste comando.
chmod +(r,w,x) dorme - Libera permiçoes de leitura, escrita ou execução ao arquivo solicitado
chmod -(r,w,x) dorme - Remove permiçoes de leitura, escrita ou execução ao arquivo solicitado
chmod a+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para todos os usuarios, grupos e outros (a= all)
chmod u+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para o usuário dono (u= usere)
chmod g+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para o Grupo (g= group)
chmod o+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para o outros (o= others)
chmod a-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão solicitada para todos os usuarios, grupos e outros (a= all)
chmod u-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão solicitada para o usuário dono (u= usere)
chmod g-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão soli citada para o Grupo (g= group)
chmod o-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão solicitada para o outros (o= others
Sei que ficou um pouco confuso, mas acredito que agora você vai conseguir ^^
Oi Luiz!
Ainda não consegui liberar meu acesso. Escrevo os comandos:
Seguidos por "workspace", "home/workspace" ou "arquivo1.txt" e aparece modo inválido ou permissão negada.
Certo, insira o comando a seguir. Para ir para o diretório home
cd /home
no diretorio home digite o comando a baixo.
sudo chmod 777 workspace
Com esse comando você vai liberar para todos os usuários todas as permissões no diretório workspace. Não é o correto porem vai resolver o seu problema.