Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Permissão Negada

Boa tarde!

Quando tento criar arquivos e subdiretórios dentro do workspace, aparece "permissão negada". Não consigo sair desse ponto. Poderiam me ajudar?

7 respostas

Olá, Camila. Tudo bem?

Será que você não está tentando criar o diretório dentro do diretório raiz, ou /? Nesse diretório, as modificações exigem que você esteja como usuário root ou usando sudo.

No vídeo é sugerido que se crie o diretório workspace dentro do diretório home do seu usuário. Se você não estiver nele, pode criar commkdir /home/nome-do-usuarioou fechar o terminal e abrir de novo, assim você já vai estar no seu home e pode criar usando mkdir workspace.

Espero ter ajudado.

Oi Vitor!

Entendi, vi que criei o diretório workspace na área de trabalho. Mas agora não consigo sair da workspace e ir para o home. Digito:

  • cd..
  • cd home

Mas não saio do caminho area de trabalho/workspace. Como faço agora?

Obrigada

Olá Camila, tudo joia ?

utilize o comando a baixo para ir para a home .

cd /home

é necessário colocar a barra antes do diretório. por isso você não esta conseguindo sair do diretório atual.

caso queria voltar apenas um diretório a cima utilize o comando

cd ..

é necessário colocar um espaço antes dos 2 pontos

Espero ter ajudado.

Oi Luiz, consegui!

Mas agora estou no home/workspace e não consigo criar arquivos e subdiretórios como abaixo:

echo "meu primeiro teste" > arquivo1.txt echo "meu primeiro teste" > arquivo2.txt echo "meu primeiro teste" > arquivo3.txt

mkdir projetos-java mkdir projetos-php

E aparece permissão negada.

Camila, bom dia!

Provavelmente o erro deve estar ocorrendo devido às permissões de seu usuário no diretório.

Pelo passo a passa do curso o diretório Workspace deve ser criado dentro da pasta home de seu usuário. Quando você digitar o comando " cd /home " você sera direcionada ao diretório home, onde contem os diretórios de todos os users criados na máquina. de o comando " ls -l " para verificar quais usuários tem criado em sua maquina. OBS: Para criar um diretório dentro da pasta /home é necessário ter permissões de adm ou seja. ser root ou utilizar no incio do comando a palavra "sudo"

suponhando que você tenha criado seu usuário como camila dentro da pasta /home tera outra pasta com seu nome "Nome do seu usuário" acessando a pasta do seu usuário você tera a permissão para criar as pastas e arquivos que desejar.

Dando um ls -l no inicio das linhas que compoem cada arquiv ou diretorio possui algumas letras. Segue a baixo exemplo.

drwxr-x---  2 jose    jose    4096 Apr  8 21:00 jose/
drwxr-xr-x 22 luiz    luiz    4096 Apr 13 20:38 luiz/
drwxr-xr-x  2 root    root    4096 Apr 15 11:29 teste/

Essas letras são as permissões atribuídas as pastas/ arquvios. E os nomes em seguida são os owners "proprietarios"

Para entender um pouco melhor sobra as permissões vou deixar a baixo minha colinha hehe Segue a baixo a descrição de cada permissão

Permissões de dono do arquivos             - d= Diretório, r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
Permissoes de grupo do arquivo            - r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
Permissões para outros users                 - r= Leitura, w= Escrita, x= Executável

EX:
    Arquivos            DONO        GRUPO         OUTROS USERS
 workspace            d r w x            r w x    r w x
 dorme                r w x             r w x    r w x
 bemvindo.txt         r w x             r w x    r w x

Para alterar as permissões dos arquivos basta utilizar o comando chmod. Segue a baixo as variações deste comando.

chmod +(r,w,x) dorme                    - Libera permiçoes de leitura, escrita ou execução ao arquivo solicitado
chmod -(r,w,x) dorme                    - Remove permiçoes de leitura, escrita ou execução ao arquivo solicitado

chmod a+r,w,x diretorio/arquivo            - Libera permissão solicitada para todos os usuarios, grupos e outros (a= all)
chmod u+r,w,x diretorio/arquivo            - Libera permissão solicitada para o usuário dono (u= usere)
chmod g+r,w,x diretorio/arquivo            - Libera permissão solicitada para o Grupo (g= group)
chmod o+r,w,x diretorio/arquivo            - Libera permissão solicitada para o outros (o= others)

chmod a-r,w,x diretorio/arquivo            - Remove permissão solicitada para todos os usuarios, grupos e outros (a= all)
chmod u-r,w,x diretorio/arquivo            - Remove permissão solicitada para o usuário dono (u= usere)
chmod g-r,w,x diretorio/arquivo            - Remove permissão soli    citada para o Grupo (g= group)
chmod o-r,w,x diretorio/arquivo            - Remove permissão solicitada para o outros (o= others

Sei que ficou um pouco confuso, mas acredito que agora você vai conseguir ^^

Oi Luiz!

Ainda não consegui liberar meu acesso. Escrevo os comandos:

  • chmod +(r,w,x)
  • chmod u+r,w,x

Seguidos por "workspace", "home/workspace" ou "arquivo1.txt" e aparece modo inválido ou permissão negada.

solução!

Certo, insira o comando a seguir. Para ir para o diretório home

cd /home

no diretorio home digite o comando a baixo.

sudo chmod 777 workspace

Com esse comando você vai liberar para todos os usuários todas as permissões no diretório workspace. Não é o correto porem vai resolver o seu problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software