Boa tarde!
Quando tento criar arquivos e subdiretórios dentro do workspace, aparece "permissão negada". Não consigo sair desse ponto. Poderiam me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde!
Quando tento criar arquivos e subdiretórios dentro do workspace, aparece "permissão negada". Não consigo sair desse ponto. Poderiam me ajudar?
Olá, Camila. Tudo bem?
Será que você não está tentando criar o diretório dentro do diretório raiz, ou /? Nesse diretório, as modificações exigem que você esteja como usuário root ou usando sudo.
No vídeo é sugerido que se crie o diretório workspace dentro do diretório home do seu usuário. Se você não estiver nele, pode criar commkdir /home/nome-do-usuarioou fechar o terminal e abrir de novo, assim você já vai estar no seu home e pode criar usando mkdir workspace.
Espero ter ajudado.
Oi Vitor!
Entendi, vi que criei o diretório workspace na área de trabalho. Mas agora não consigo sair da workspace e ir para o home. Digito:
Mas não saio do caminho area de trabalho/workspace. Como faço agora?
Obrigada
Olá Camila, tudo joia ?
utilize o comando a baixo para ir para a home .
cd /homeé necessário colocar a barra antes do diretório. por isso você não esta conseguindo sair do diretório atual.
caso queria voltar apenas um diretório a cima utilize o comando
cd ..é necessário colocar um espaço antes dos 2 pontos
Espero ter ajudado.
Oi Luiz, consegui!
Mas agora estou no home/workspace e não consigo criar arquivos e subdiretórios como abaixo:
echo "meu primeiro teste" > arquivo1.txt echo "meu primeiro teste" > arquivo2.txt echo "meu primeiro teste" > arquivo3.txt
mkdir projetos-java mkdir projetos-php
E aparece permissão negada.
Camila, bom dia!
Provavelmente o erro deve estar ocorrendo devido às permissões de seu usuário no diretório.
Pelo passo a passa do curso o diretório Workspace deve ser criado dentro da pasta home de seu usuário. Quando você digitar o comando " cd /home " você sera direcionada ao diretório home, onde contem os diretórios de todos os users criados na máquina. de o comando " ls -l " para verificar quais usuários tem criado em sua maquina. OBS: Para criar um diretório dentro da pasta /home é necessário ter permissões de adm ou seja. ser root ou utilizar no incio do comando a palavra "sudo"
suponhando que você tenha criado seu usuário como camila dentro da pasta /home tera outra pasta com seu nome "Nome do seu usuário" acessando a pasta do seu usuário você tera a permissão para criar as pastas e arquivos que desejar.
Dando um ls -l no inicio das linhas que compoem cada arquiv ou diretorio possui algumas letras. Segue a baixo exemplo.
drwxr-x--- 2 jose jose 4096 Apr 8 21:00 jose/
drwxr-xr-x 22 luiz luiz 4096 Apr 13 20:38 luiz/
drwxr-xr-x 2 root root 4096 Apr 15 11:29 teste/Essas letras são as permissões atribuídas as pastas/ arquvios. E os nomes em seguida são os owners "proprietarios"
Para entender um pouco melhor sobra as permissões vou deixar a baixo minha colinha hehe Segue a baixo a descrição de cada permissão
Permissões de dono do arquivos - d= Diretório, r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
Permissoes de grupo do arquivo - r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
Permissões para outros users - r= Leitura, w= Escrita, x= Executável
EX:
Arquivos DONO GRUPO OUTROS USERS
workspace d r w x r w x r w x
dorme r w x r w x r w x
bemvindo.txt r w x r w x r w x
Para alterar as permissões dos arquivos basta utilizar o comando chmod. Segue a baixo as variações deste comando.
chmod +(r,w,x) dorme - Libera permiçoes de leitura, escrita ou execução ao arquivo solicitado
chmod -(r,w,x) dorme - Remove permiçoes de leitura, escrita ou execução ao arquivo solicitado
chmod a+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para todos os usuarios, grupos e outros (a= all)
chmod u+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para o usuário dono (u= usere)
chmod g+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para o Grupo (g= group)
chmod o+r,w,x diretorio/arquivo - Libera permissão solicitada para o outros (o= others)
chmod a-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão solicitada para todos os usuarios, grupos e outros (a= all)
chmod u-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão solicitada para o usuário dono (u= usere)
chmod g-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão soli citada para o Grupo (g= group)
chmod o-r,w,x diretorio/arquivo - Remove permissão solicitada para o outros (o= othersSei que ficou um pouco confuso, mas acredito que agora você vai conseguir ^^
Oi Luiz!
Ainda não consegui liberar meu acesso. Escrevo os comandos:
Seguidos por "workspace", "home/workspace" ou "arquivo1.txt" e aparece modo inválido ou permissão negada.
Certo, insira o comando a seguir. Para ir para o diretório home
cd /homeno diretorio home digite o comando a baixo.
sudo chmod 777 workspaceCom esse comando você vai liberar para todos os usuários todas as permissões no diretório workspace. Não é o correto porem vai resolver o seu problema.