Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Perguntas sobre a instalação Venv e Django

Dúvida sobre a criação de ambientes virtuais (Venv):

  • A cada novo projeto preciso criar um diretório e instalar o "Venv"? Isto falando em projetos reais.
  • Percebi que ao instalar o "Venv" o novo diretório criou varias subpastas com arquivos. Quanto isto é seguro? Não tem perigo de ter um código malicioso nestes arquivos?
  • Quando estou no terminal do VsCode, tenho que ativar Venv uma única vez? ou quando saio do VsCode preciso ativar novamente?
  • Em que situação eu desativo Venv?
  • A cada projeto que criei um ambiente virtual, preciso instalar o Django?

Não ficou muito claro para mim.

At. Marcia

1 resposta
solução!

Olá, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno.

A criação de um ambiente virtual irá proporcionar uma separação de ambientes entre projetos, considerando por exemplo um projeto que foi projetado e testado fazendo o uso do Django na versão 3.0, mas temos um segundo projeto, que irá trabalhar com Django mas na sua versão mais nova 4.0, estando separados em ambientes virtuais os dois projetos, a atualização para a nova versão da biblioteca não irá gerar um impacto na biblioteca instalada no primeiro projeto, evitando assim que seja gerado erros de incompatibilidade de versões.

Quando criamos um novo ambiente virtual ele será criado apenas com as bibliotecas padrões do Python, assim, a cada ambiente virtual criado será necessário instalarmos novamente as bibliotecas que vamos fazer uso, no exemplo do curso, caso seja criado outro ambiente virtual, será necessário instalarmos novamente o Django.

Trabalhando com o VsCode, por padrão, uma vez que ativamos o ambiente virtual o mesmo permanecerá ativo sempre que abrirmos o terminal, mas, devemos sempre estar atentos a sinalização de ambiente virtual ativo, sinalizada pela palavra (venv), reativando caso necessário.

Para desativarmos um ambiente virtual, basta executar o comando deactivate no terminal aberto em um ambiente virtual ativo.

Como notado, criando o ambiente virtual teremos um fácil acesso as pastas que contém as bibliotecas instaladas nesse ambiente e os arquivos de configuração do ambiente virtual, sendo assim, devemos ter cautela na manipulação desses arquivos caso necessário, com o objetivo de evitar uma edição ou exclusão de um arquivo essencial. Por ser um ambiente separado dos demais ambientes, caso ocorra uma manipulação indevida dos arquivos, os demais ambientes virtuais não serão impactados.

Em resumo temos:

  • A criação do ambiente virtual dependerá do objetivo do projeto, se queremos um controle maior de versões de bibliotecas, por exemplo, devemos usar o ambiente virtual.
  • Cada ambiente virtual possui um conjunto de bibliotecas, assim será necessário instalarmos as bibliotecas para cada ambiente virtual.
  • A ativação, uma vez que um projeto foi idealizado para um ambiente virtual, será necessário sempre ativarmos seu ambiente virtual.

Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado sobre ambientes virtuais, recomendo a leitura do seguinte artigo que irá abordar com detalhes sobre a criação, ativação e replicação de um ambiente virtual.

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para tirar suas dúvidas ou para compartilhar o seu desenvolvimento.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software