No mapeamento de soluções junto ao cliente e fazer perguntar com um olhar no passado e principalmente dos erros cometidos, a fim de encontrar soluções futuras.
No mapeamento de soluções junto ao cliente e fazer perguntar com um olhar no passado e principalmente dos erros cometidos, a fim de encontrar soluções futuras.
Olá, Rodrigo! Tudo bem?
Entendi que sua dúvida é sobre a prática de fazer perguntas com um olhar no passado e nos erros cometidos para encontrar soluções futuras, certo?
Essa é uma estratégia muito utilizada em vendas e negócios. O objetivo é entender o que não funcionou no passado para evitar os mesmos erros no futuro e, assim, encontrar a melhor solução para o cliente.
Por exemplo, se você está vendendo um software de gestão de projetos, uma pergunta focada no problema poderia ser: "Você já teve problemas para acompanhar o progresso dos seus projetos no passado?" Uma pergunta focada na solução, por outro lado, poderia ser: "Como um software de gestão de projetos que permite um acompanhamento em tempo real poderia ajudar a sua empresa a evitar problemas futuros?"
Portanto, perguntar sobre os problemas passados pode sim ajudar a mapear soluções futuras. No entanto, é importante também focar nas possibilidades positivas que a solução oferece, ao invés de apenas nos problemas passados.
Bons estudos!