1
resposta

Entendendo a necessidade.

Durante a conversa com o cliente, costumo utilizar perguntas que me ajudam a compreender suas necessidades, expectativas e desafios. Algumas das principais perguntas que faço são:

Qual é a sua principal necessidade ou objetivo neste momento?
Quais dificuldades você enfrenta atualmente?
O que você espera alcançar com este produto ou serviço?
Já utilizou alguma solução semelhante anteriormente? Como foi sua experiência?
Quais características são mais importantes para você na hora da decisão?
Existe algum prazo ou orçamento definido para essa necessidade?

Essas perguntas me permitem identificar o perfil do cliente, entender suas prioridades e oferecer uma solução mais adequada, tornando o processo de venda mais consultivo e assertivo.

1 resposta

Olá, Nicole. Como vai?

Que alegria ver você iniciando mais um curso focado em alta performance e trazendo suas reflexões para a comunidade! O seu repertório de perguntas está simplesmente fantástico. Você captou com precisão a essência do que chamamos no mercado de Venda Consultiva.

O vendedor do passado focava em falar (empurrar características de um produto); o vendedor moderno, de alta performance, foca em perguntar e ouvir para diagnosticar a dor real antes de apresentar qualquer proposta. As suas perguntas funcionam como uma verdadeira anamnese de negócios.

Para enriquecer o seu tópico e te ajudar a estruturar ainda mais o seu processo de vendas, vamos olhar para essas perguntas sob a ótica de um dos frameworks mais famosos e eficazes do mundo: o SPIN Selling.

Mapeando suas Perguntas no Framework SPIN

O método SPIN demonstra que as perguntas de um fechamento de sucesso seguem uma sequência lógica de quatro etapas: Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução. Veja como o seu roteiro se encaixa perfeitamente e onde você pode dar o próximo passo:

[ SITUAÇÃO ] -> Mapear o cenário atual (Sua pergunta sobre soluções anteriores)
      |
      v
[ PROBLEMA ] -> Descobrir as dores (Sua pergunta sobre as dificuldades atuais)
      |
      v
[ IMPLICAÇÃO ] -> Entender a gravidade/consequência do problema (O próximo nível!)
      |
      v
[ NECESSIDADE ] -> O valor da solução (Sua pergunta sobre o que espera alcançar)

1. Perguntas de Situação (Mapeamento de Contexto)

• As suas: "Já utilizou alguma solução semelhante anteriormente?", "Existe algum prazo ou orçamento definido?".
  • Por que funcionam: Elas te dão o plano de fundo. Ajudam a entender o momento atual do cliente e se ele tem fôlego financeiro ou pressa para resolver o problema.

2. Perguntas de Problema (Identificação da Dor)

• As suas: "Qual é a sua principal necessidade?", "Quais dificuldades você enfrenta atualmente?".
  • Por que funcionam: Aqui o cliente abre o jogo sobre o que está tirando o sono dele (ex: "Meus funcionários perdem muito tempo com rotinas administrativas manuais").

3. O Próximo Passo: Perguntas de Implicação (Ganhando Profundidade)

Olhando para o seu roteiro, o seu próximo grande salto na venda consultiva é adicionar perguntas de Implicação. Elas servem para fazer o cliente refletir sobre as consequências de não resolver o problema logo.

• Exemplos práticos para você adicionar: "João, qual é o impacto financeiro ou o custo de tempo para a sua empresa se essa dificuldade na administração continuar no próximo trimestre?" ou "Como esse problema afeta a produtividade da sua equipe no dia a dia?".
  • Elas transformam uma dorzinha morna em uma necessidade urgente de mudança.

4. Perguntas de Necessidade de Solução (Visualização do Sucesso)

• As suas: "O que você espera alcançar com este produto ou serviço?", "Quais características são mais importantes?".
  • Por que funcionam: Elas fazem o próprio cliente descrever os benefícios do seu produto. Em vez de você dizer que sua solução é ótima, é ele quem diz: "Eu espero que isso organize meus prazos e reduza meus erros em 50%". A venda praticamente se fecha sozinha aqui.

A Chave de Ouro: Saber Ouvir

Como o próprio capítulo do seu curso destaca, a beleza de ter uma lista de perguntas poderosas como a sua só se concretiza se você praticar a Escuta Ativa.

Use essas perguntas para guiar o diálogo, mas dê espaço para o cliente falar 80% do tempo. Anote os termos e palavras exatas que ele usar para descrever as dificuldades dele. Na hora de apresentar o seu serviço administrativo ou produto, use as mesmas palavras dele. Isso gera uma conexão psicológica fortíssima (Rapport) e mostra que você ouviu e entendeu o problema de verdade.

Parabéns pelo excelente ponto de partida neste curso, Nicole! Suas perguntas já te colocam muito à frente da média do mercado de vendas. Continue compartilhando seus insights com a gente!

Espero que possa ter lhe ajudado!