Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Pensando alto sobre o modelo Toyota no nosso dia a dia

Pessoal, fazendo essa atividade sobre o Lean e a Toyota, fiquei matutando aqui em como essas ideias de fábrica se encaixam na nossa rotina, que é bem mais intelectual e bagunçada do que uma linha de montagem de carros.

Anotando os pontos no meu bloco de notas, o que me chamou a atenção foi isso:

O que a gente acha que é valor vs. o que o cliente realmente quer: Às vezes a gente passa dias desenhando um processo super complexo ou uma funcionalidade robusta achando que está arrasando, mas o cliente só queria algo simples que resolvesse o problema dele rápido. Olhar para o processo com o foco no cliente corta muita gordura.

Mapear para enxergar o óbvio: Trabalho de escritório ou de gestão é meio invisível. Só quando a gente tenta desenhar o fluxo das demandas, etapa por etapa, é que percebe onde as coisas costumam travar ou quem está sobrecarregado.

O tal do desperdício inevitável: Essa parte me pegou. Nem tudo dá para deletar. Uma documentação de código ou um relatório de governança interna não geram valor direto para quem compra o produto, mas se a gente não fizer, a operação quebra ali na frente. A questão acho que não é eliminar tudo, mas dosar para não virar burocracia pura.

Ajustes de formiguinha (Kaizen): Em vez de tentar revolucionar o setor inteiro na segunda-feira e estressar todo mundo, focar em melhorar um detalhe pequeno toda vez que a gente repetir uma tarefa parece um caminho bem mais sustentável.

Achei uma discussão válida porque, na prática, conciliar a busca por eficiência máxima com a correria do dia a dia é um desafio diário.

Como vocês costumam lidar com esses "desperdícios inevitáveis" no trabalho de vocês? Conseguem cortar os excessos ou a burocracia acaba vencendo?

2 respostas

Olá, Alessandro, tudo certo?

Seu raciocínio sobre o modelo Toyota aplicado ao contexto intelectual é bastante pertinente, especialmente ao considerar o valor percebido pelo cliente versus a complexidade que às vezes criamos. No trabalho de conhecimento, esse alinhamento é essencial para evitar esforços desnecessários e focar no que realmente entrega valor.

Quanto aos “desperdícios inevitáveis”, é importante reconhecer que alguns processos, como documentação e relatórios, funcionam como sustentação do sistema. O desafio é manter essa burocracia mínima e relevante. Práticas do Lean, como o Kaizen, ajudam muito ao permitir melhorias contínuas e graduais, evitando grandes reformulações que poderiam sobrecarregar a equipe.

Em equipes de desenvolvimento ágil, por exemplo, frequentemente definimos ‘definições de pronto’ que permitem dosar a documentação para o necessário, equilibrando qualidade e agilidade. Mapear o fluxo de trabalho para identificar gargalos é uma prática que pode clarear ainda mais onde esses desperdícios inevitáveis são gerados e onde a simplicidade pode entrar.

Você já conseguiu identificar alguma etapa na sua rotina onde um pequeno ajuste contínuo provocou um impacto significativo no fluxo de trabalho ou na redução da burocracia?

Parabéns pela reflexão, Alessandro. O fórum segue disponível para apoiar seus estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Mike. Tudo certo?

Sim, consigo pensar em alguns exemplos. Mesmo não atuando hoje em um ambiente formalmente ágil, vejo muito disso em rotinas de gestão, governança, indicadores e acompanhamento operacional.

Um ajuste pequeno que costuma gerar bastante impacto é revisar a forma como uma informação circula entre áreas. Em alguns casos, o problema não está exatamente na falta de dado, mas no excesso de versões, planilhas, reuniões e leituras diferentes sobre o mesmo assunto. Quando se organiza uma fonte mais clara, define-se melhor o critério de análise e combina-se qual informação realmente precisa ser acompanhada, o fluxo tende a melhorar bastante.

Já vivenciei situações em que um relatório ou acompanhamento começou muito pesado, tentando responder tudo ao mesmo tempo. Com o tempo, ficou mais claro que nem todo detalhe ajudava na tomada de decisão. Alguns campos existiam mais por hábito do que por utilidade real. Ao simplificar a visão, separar o que era dado operacional do que era leitura executiva e deixar mais explícito o objetivo do acompanhamento, a conversa ficou mais produtiva.

Esse tipo de ajuste parece pequeno, mas muda a dinâmica. A reunião deixa de ser apenas uma prestação de contas e passa a ser um espaço para discutir gargalos, causas e próximos passos. Para mim, isso conversa bastante com Lean e Kaizen: não é necessariamente uma grande transformação, mas uma melhoria contínua na forma como o trabalho flui.

Sobre os desperdícios inevitáveis, ainda vejo como um equilíbrio difícil. Algumas documentações, controles e relatórios são necessários para dar rastreabilidade, segurança e alinhamento. O problema começa quando eles deixam de apoiar a decisão e passam a existir apenas para cumprir uma rotina. Nesse ponto, acho que a pergunta mais útil é: essa atividade ajuda alguém a decidir, agir ou aprender algo? Se não ajuda, talvez precise ser simplificada, reduzida ou até eliminada.