Pessoal, fazendo essa atividade sobre o Lean e a Toyota, fiquei matutando aqui em como essas ideias de fábrica se encaixam na nossa rotina, que é bem mais intelectual e bagunçada do que uma linha de montagem de carros.
Anotando os pontos no meu bloco de notas, o que me chamou a atenção foi isso:
O que a gente acha que é valor vs. o que o cliente realmente quer: Às vezes a gente passa dias desenhando um processo super complexo ou uma funcionalidade robusta achando que está arrasando, mas o cliente só queria algo simples que resolvesse o problema dele rápido. Olhar para o processo com o foco no cliente corta muita gordura.
Mapear para enxergar o óbvio: Trabalho de escritório ou de gestão é meio invisível. Só quando a gente tenta desenhar o fluxo das demandas, etapa por etapa, é que percebe onde as coisas costumam travar ou quem está sobrecarregado.
O tal do desperdício inevitável: Essa parte me pegou. Nem tudo dá para deletar. Uma documentação de código ou um relatório de governança interna não geram valor direto para quem compra o produto, mas se a gente não fizer, a operação quebra ali na frente. A questão acho que não é eliminar tudo, mas dosar para não virar burocracia pura.
Ajustes de formiguinha (Kaizen): Em vez de tentar revolucionar o setor inteiro na segunda-feira e estressar todo mundo, focar em melhorar um detalhe pequeno toda vez que a gente repetir uma tarefa parece um caminho bem mais sustentável.
Achei uma discussão válida porque, na prática, conciliar a busca por eficiência máxima com a correria do dia a dia é um desafio diário.
Como vocês costumam lidar com esses "desperdícios inevitáveis" no trabalho de vocês? Conseguem cortar os excessos ou a burocracia acaba vencendo?