Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pattern State

Ao aplicar o pattern state nós criamos as classes que representam os estados, porém para alterar o estado do orçamento tivemos que implementar o método public void setSituacao(SituacaoOrcamento situacao) { this.situacao = situacao; }. Esse método não cria um problema no fluxo dos estados já que abre a opção de usar o setSituação em vez de usar os métodos Aprovar ou Reprovar, fazendo assim com que os fluxos sejam quebrados ? Por exemplo, eu poderia fazer com que um orçamento já reprovado fosse aprovado chamando o método setSitucao(new Aprovado()) diretamente. Existe alguma forma que não é possível isso acontecer ?

2 respostas
solução!

Oi Iago,

Sim, tem essa questão de ter o método setSituacao, que nada impede de alguem o chamar diretamente.

Uma alternativa de impedir isso seria alterando a estrutura de pacotes da aplicação de packages by layer para packages by feature, e alterando a visibilidade do método setSituacao para package private e com isso apenas as classes do mesmo pacote podem enxergar e chamar o método.

Nem sempre vai dar para utilizar os patterns sem "quebrar" algum princípio da orientação a objetos e/ou do SOLID. Vale então avaliar as vantagens/desvantagens de cada solução adotada.

Bons estudos!

Iria levantar o mesmo ponto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software