2
respostas

PASTAS DENTRO DE UMA PASTA

Boa noite!

é possível importar pastas dentro de uma pasta ?

exemplo: eu tenho uma pasta com o nome Produtividade Anual e dentro dessas pastas eu tenho as pastas dos meses e dentro de cada pasta várias planilhas no formato padrão de cada dia do mês.

2 respostas

Olá, Enzo. Tudo bem?

É possível, sim!

Para isso, vamos realizar os seguintes passos:

  1. Primeiramente, devemos abrir o Editor do Power Query. Para abri-lo, na barra de opções no topo, na aba de Página Inicial, clique na opção Transformar dados, que está na seção de Consultas mais ao centro:

    Captura de tela da barra de opções do Power BI, com fundo cinza. Acima, temos as abas de cada tipo de opção, e estamos na barra de Página Inicial. Nesta barra, temos algumas opções com seus respectivos ícones, dentre elas, na seção de Consultas, temos a de Transformar dados que possui o ícone de uma tabela de uma caneta no seu canto inferior direito. Além disso, a título da aba da Página Inicial e a opção de Transformar dados estão destacadas com um retângulo vermelho, cada.

  2. Em seguida, vamos na aba de Página Inicial, na barra de opções, em que vamos selecionar a opção Nova Fonte, na seção de Nova Consulta.

    Captura de tela da barra de opções do Power Query, com fundo claro. nela, estamos na aba de Página Inicial, na seção de Nova Consulta, com destaque para a opção de Nova Fonte, destacada com um retângulo vermelho.

  3. Na janela para Obter Dados, vamos selecionar a opção de Pasta e clicar em Conectar:

    Captura de tela da janela Obter Dados, em que estamos selecionando a opção de Pasta e depois o botão Conectar, ambos destacados com um retângulo vermelho.

  4. Você verá uma nova janela chamada Pasta, com o local do Caminho da pasta. Você deve clicar em Procurar:

    Captura de tela da janela chamada Pasta, com fundo claro. Nela, temos o local para o caminho da pasta, com o botão de Procurar à sua direita, destacado com um retângulo vermelho. Abaixo, temos os botões de OK e Cancelar.

  5. Agora, vamos procurar a pasta com as subpastas que queremos. Nesse caso, fiz uma simulação do que seriam as suas pastas como exemplo. Você deve selecionar a pasta que você deseja, nesse caso seria a Produtividade Anual, e clicar em OK:

    Captura de tela da janela de Procurar Pasta, com fundo claro. Nela, temos os diretórios do meu computador, com destaque para a pasta de Produtividade Anual, que contém as pastas dos meses.

  6. Após clicar em OK, você voltará para a janela chamada Pasta, com o caminho da sua pasta no campo de Caminho da pasta. Agora, você pode clicar em OK:

    Captura de tela da janela chamada Pasta, com fundo claro. Nela, temos o local para o caminho da pasta, onde temos o caminho da pasta Produtividade Anual, destacado com um retângulo vermelho, com o botão de Procurar à sua direita, destacado com um retângulo vermelho. Abaixo, temos os botões de OK, também destacado com um retângulo vermelho, e Cancelar.

  7. Em seguida, irá abrir uma janela com a prévia da pasta que selecionamos. Nela, temos as informações sobre a pasta, como os seus conteúdos (Content) - as planilhas dos dias dos meses - e o caminho de cada arquivo (Folder Path), por exemplo. Agora, você deve clicar em Transformar Dados:

    Captura de tela da janela com uma tabela com informações sobre a pasta selecionada, destacada com um retângulo vermelho. Abaixo, o botão Transformar Dados está destacado com um retângulo vermelho

  8. Após clicar em Transforma Dados, essa tabela com as informações sobre a pasta Produtividade Anual será aberta. Agora, você irá até a coluna Folder Path na direita da tabela, que contém o caminho de cada arquivo. Nela, você deve clicar no botãozinho na direita do nome da coluna, que irá abrir as informações sobre essa coluna. Abaixo, veremos as subpastas que estão selecionadas. Aqui, você pode selecionar apenas as subpastas que você deseja e quando você atualizar os dados, apenas os dados das subpastas selecionadas serão selecionados.

    Captura de tela da coluna Folder Path, contendo os caminhos das subpastas selecionadas, com destaque para o pequeno botão à direita do nome da coluna Captura de tela das informações da coluna Folder Path. Abaixo, temos os caminhos das subpastas

Continua...

Continuando com os passos:

  1. Após selecionar as subpastas que você deseja, você pode clicar em OK. Em seguida, você deve ir até a primeira coluna, chamada Content, e clicar no botãozinho à direita do nome da coluna:

    Captura de tela da coluna Content, com destaque com um retângulo vermelho para o botão à direita do nome da coluna

  2. Irá abrir a janela Combinar Arquivos, com as configurações dos arquivos que você está combinando. Você pode clicar em OK:

    Captura de tela da janela de Combinar Arquivos, que contém uma prévia da coluna com os dados combinados. Abaixo, temos o botão de OK destacado com um retângulo vermelho

E assim você terá sua tabela com os dados combinados das várias pastas.

 

Espero ter ajudado, Enzo. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software