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Passa a raquete do oponente

Olá, alguém poderia me ajudar? Quando criei a raquete do oponente quis realizar o toque na raquete do oponente seguindo a mesma orientação da raquete inicial, porém continua passando pela raquete do oponente. O que deixei passar batido ?

//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro/2;

//velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;   

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;



function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();  
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaqueteOponente(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);

}
function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro)
}
function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadexBolinha;
  yBolinha += velocidadeyBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width ||
     xBolinha - raio < 0) {
    velocidadexBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height ||
     yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeyBolinha *= -1;    
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function mostraRaqueteOponente(x,y){
  rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete-=10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete +=10;
  }
}
function verificaColisaoRaquete(){
  if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete)
    {
      velocidadexBolinha *= - 1;
    }
}
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
  if(xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > xRaqueteOponente);
    {
      velocidadeyBolinha *= 1;
    }  
}
function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2  - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
1 resposta

Oi, Gildson! Tudo certo por aí?

Desde já, peço desculpas pela demora em retornar.

Existem alguns fatores que estão impedindo a colisão efetiva da bolinha com a raquete do oponente. Vamos olhá-los mais de perto?

  • Sentido da bolinha: para que a bola possa alterar de sentido, precisamos realizar o seguinte código:
velocidadexBolinha *= - 1;

Perceba que estamos multiplicando velocidadexBolinha por -1. Com isso, os valores horizontais da bolinha irão diminuir quando houver a colisão com a raquete do oponente. O código acima fará parte da função verificaColisaoRaqueteOponente().

  • Condições associadas à colisão da bolinha com a raquete do oponente: as verificações a serem feitas dependem da raquete que estamos trabalhando, ou seja, as condições para colisão entre as duas varia! O código abaixo mostra como podemos organizar o if presente em verificaColisaoRaqueteOponente():
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
  if(xBolinha + raio > xRaqueteOponente && 
     xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento && 
     yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && 
     yBolinha + raio > yRaqueteOponente) {
      velocidadexBolinha *= - 1;
    }  
}

Sendo assim, a bolinha só irá mudar de sentido quando de fato colidir com a borda da raquete do oponente, e isso é garantido a partir das condições adicionadas acima.

Aliás, caso tenha percebido, o código que eu trouxe está formatado de uma maneira diferente, mas por quê? A fim de melhorar a legibilidade, podemos realizar quebras de linha em uma estrutura condicional, assim fica mais fácil saber o que cada item entre os parênteses apresenta, não acha?

  • Chamada da função verificaColisaoRaqueteOponente(): uma vez que a função em análise não exige nenhum parâmetro, podemos apenas chamá-la da seguinte forma:
verificaColisaoRaqueteOponente()

Dentro da função draw(), onde verificaColisaoRaqueteOponente() está localizada, teremos o seguinte resultado:

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();  
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaqueteOponente();
}

Espero que tenha compreendido minha explicação! Caso surja alguma dúvida, sinta-se confortável para enviá-la no fórum. Fico à disposição para te ajudar da melhor maneira possível!

Abraços, Gildson!

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