Olá, Ana! Tudo bem??
Boa pergunta!
Quando estamos desenvolvendo uma API, nosso objetivo é que ela seja consumida por outras aplicações, certo? No entanto, não precisamos necessariamente ter todas essas aplicações baixadas em nosso ambiente de desenvolvimento. O que fizemos no curso, baixando o projeto React e instalando o Node.js, foi apenas para fins didáticos, para que pudéssemos ver a interação entre a API e uma aplicação cliente.
Em um cenário real de desenvolvimento, você não precisaria baixar todas as aplicações que vão consumir sua API. O que você precisa é configurar sua API para permitir que essas aplicações acessem seus dados. Isso é feito através da configuração do CORS (Cross-Origin Resource Sharing), como vimos na aula.
Por exemplo, se você tem uma API que será consumida por três aplicações diferentes, você pode configurar o CORS da sua API para permitir que apenas essas três aplicações acessem seus dados. Isso é feito através da configuração CORS_ALLOWED_ORIGINS
, como mostra o código 1.
No entanto, se você quiser que qualquer aplicação possa consumir sua API, você pode usar a configuração CORS_ORIGIN_ALLOW_ALL = True
, como mostra o código 2. Isso permitirá que qualquer aplicação, independente de onde ela esteja hospedada, possa consumir sua API.
Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida! Lembre-se, o importante é que sua API esteja configurada para permitir o acesso das aplicações que vão consumi-la, não é necessário que você tenha todas essas aplicações instaladas em seu ambiente de desenvolvimento.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!