1
resposta

Para que precisamos instalar o projeto react e todas as instalações?

Se eu quero que minha api seja consumida por uma outra aplicação, eu tenho sempre que baixar o projeto da outra aplicação, como fizemos baixando o projeto react e colocando dentro do projeto que estamos desenvolvendo? instalamos várias coisas como node.js etc... Isso sempre será necessário para qualquer aplicação que eu desejo que interaja com a minha?

1 resposta

Olá, Ana! Tudo bem??

Boa pergunta!

Quando estamos desenvolvendo uma API, nosso objetivo é que ela seja consumida por outras aplicações, certo? No entanto, não precisamos necessariamente ter todas essas aplicações baixadas em nosso ambiente de desenvolvimento. O que fizemos no curso, baixando o projeto React e instalando o Node.js, foi apenas para fins didáticos, para que pudéssemos ver a interação entre a API e uma aplicação cliente.

Em um cenário real de desenvolvimento, você não precisaria baixar todas as aplicações que vão consumir sua API. O que você precisa é configurar sua API para permitir que essas aplicações acessem seus dados. Isso é feito através da configuração do CORS (Cross-Origin Resource Sharing), como vimos na aula.

Por exemplo, se você tem uma API que será consumida por três aplicações diferentes, você pode configurar o CORS da sua API para permitir que apenas essas três aplicações acessem seus dados. Isso é feito através da configuração CORS_ALLOWED_ORIGINS, como mostra o código 1.

No entanto, se você quiser que qualquer aplicação possa consumir sua API, você pode usar a configuração CORS_ORIGIN_ALLOW_ALL = True, como mostra o código 2. Isso permitirá que qualquer aplicação, independente de onde ela esteja hospedada, possa consumir sua API.

Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida! Lembre-se, o importante é que sua API esteja configurada para permitir o acesso das aplicações que vão consumi-la, não é necessário que você tenha todas essas aplicações instaladas em seu ambiente de desenvolvimento.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software