Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Pai reativo ou proativo?

Minha filha está numa escola muito afetada pela pandemia. Qualidade caiu dramaticamente. Visitamos alternativas para o ano que vem e algumas me parecem muito superiores em vários aspectos. Para minha surpresa, minha filha foi inflexível em me dizer que não quer mudar de escola para o 9o ano no próximo ciclo. Conversei com ela e expliquei meu raciocínio baseado na preparação melhor que ela terá para o estudo e ela foi firme em dizer que é melhor ficar na escola atual porque ela adora seus amigos. Minha filha escolhe roda de amigos e relacionamento acolhedor à incerteza de popularidade com garantia de melhor preparo. Ou seja, uma boa formação não justifica a perda de relacionamentos. Fiquei decepcionado. O que devo fazer como pai? Reativo: deixo que ela fique e continue com ensino bem abaixo do aceitável. Proativo: forço que mude de escola e talvez fique depressiva pela perda dos laços de amizade.

1 resposta
solução!

Pai, uma escola não forma o bom aluno. Sua filha desmotivada não será uma aluna melhor mesmo se estudar em Harvard. Eu estudei em escola pública numa cidadezinha de 14 mil habitantes e fui aprovada em vestibular que conhecidos , que estudaram nas melhores escolas particulares de uma cidade de 400 mil habitantes, não conseguiram aprovação na primeira tentativa. Também fui aprovada no concurso da Caixa econômica de 2010, aos 20 anos, estudando sozinha, com uma apostila que paguei 50,00. Conheci muitas pessoas que pagaram ótimos cursinhos preparatórios e não foram aprovadas. A dedicação para entender e memorizar faz toda a diferença.A escola ajuda sim, bons professores ajudam sim, mas se sua filha não buscar o conhecimento por si mesma e não estiver motivada para prestar atenção e fixar o conhecimento, ela poderá estar na melhor escola do planeta que não atingirá o objetivo que você deseja. Mais uma coisa: 17 anos é muito, muito, muito cedo pra se decidir uma carreira, já há essa pressão e ainda ser afastada dos amigos anos antes dessa decisão não vai ajudar. Se sua filha estiver motivada, ela pode estar na escola com o pior desempenho do Brasil que ela conseguirá aprovação no vestibular mais concorrido, pois ela buscará conhecimento e estudará com afinco, com dedicação.Se aceita minha sugestão: diga à sua filha que não a afastará dos amigos, mas que deposita a sua confiança nela, de que ela se dedicará ao máximo para ter boas oportunidades no futuro. Que a carreira que ela desejar trilhar vai depender de cada conhecimento que ela adquirir. Espero ter ajudado e que tome a decisão mais assertiva.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software