Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Padding ou Margin?

Em varios momentos de cursos anteriores de HTML e CSS eu me deparei com intrutores que usavam padding pra dar um certo tipo de espaçamento entre elementos e outros que preferiam margin...Quando saber qual usar? Quando usar margin? Quando usar o padding? Também acho gap uma boa opção em determinados casos mas não vi a instrutora Mônica Hillman usar em nenhum momento. Eu usei e deu o mesmo efeito...Gostaria de saber das diferenças de fazer cada tipo de espaçamento. Também, gostaria de entender o porque foi utilizado Grid e não flexbox no projeto inteiro...Qual a diferença entre os dois?

2 respostas
solução!

Olá Noah, tudo bem?

Sobre as diferenças entre padding e margin, eu recomendo o estudo desse tópico que respondi, lá eu explico com muitos detalhes a diferença entre essas duas propriedades e também trago um exemplo prático.

O gap irá atuar de maneira semelhante ao margin, pois ele cria um espaçamento entre um elemento e outro. A principal diferença, é que o gap aplica esse espaço de uma vez só entre vários elementos que são irmãos, ou seja, fazem parte de um mesmo container/pai (div, ul etc) e por esse motivo, que o gap é uma propriedade que é aplicada diretamente nesse elemento pai. Um outra ponto, é que o gap só pode ser usado dentro de um contexto de Flex Container ou Grid Container.

Sobre o flex e o grid, no caso desse projeto também poderia ser utilizado flexbox pra solucionar o layout, mas o dois são ferramentas poderosas! Nesse caso, foi apenas preferência da instrutora.

Basicamente, o flexbox irá contribuir para posicionar elementos na página em apenas 1 sentido, ou na horizontal ou na vertical. Já o grid, irá dispor elementos na página em 1 sentido também (é o exemplo do projeto do curso), mas ele é capaz de posicionar elementos nos dois eixos simultaneamente, o x e o y.

Mas isso é uma definição resumida, tem muito a se explorar sobre as diferenças entre flex e grid e quando cabe utilizar cada um e é por isso que temos um curso específico disso, o Praticando CSS: Grid e Flexbox, talvez seja do seu interesse se matricular.

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!

Entendi tudo, li sua resposta á outra pergunta, mas ainda não entendi quando posso aplicar um e outro, tendo como resultado o mesmo efeito visual...