1
resposta

p-value

No final do vídeo, descobrimos que a moeda precisa ser trocada porque alpha é maior que p. Contudo, fico imaginando, se nós aumentássemos a confiabilidade para 99%, essa moeda passaria no teste. Minha pergunta é, como eu deixo a confiabilidade mais restrita (de 95 para 99%) e uma moeda ruim passa no teste? A "confiabilidade" diz que, se o teste apontar um valor como sendo rejeitado, a chance da análise é 99%?

1 resposta

Olá Vinícius, tudo bem? Espero que sim!

No contexto da moeda, ao aumentar o nível de confiança para 99%, significa que você está sendo ainda mais rigoroso para avaliar se aquela moeda é viciada. Isso significa que a moeda precisaria apresentar ainda mais resultados fora do habitual para ser taxada como uma moeda falsa.

Portanto a moeda que foi rejeitada a um nível de confiança de 95%, apresentando p-value de 0.0236, que foi o caso apresentado na aula, poderia ser interpretada como uma moeda comum se fosse utilizado um rigor maior (99% de confiança).

O nível de confiança deve ser escolhido de acordo com o quanto você está disposto a ponderar e isso está ligado diretamente com o tipo de estudo que está realizando. Um nível de confiança menor ou maior pode descartar ou abarcar situações indesejadas e irão trazer risco uma vez que se trata de estatística que está sujeita a erros.

Há situações em que o rigor deve ser preponderante para que descarte eventos que ainda que muito improváveis venham a acontecer (como é o caso da área da saúde, onde utilizam níveis de confiança bastante elevados). Já outras situações permitem um rigor menor, uma vez que situações indevidas podem ser levadas em consideração sem trazer muito risco.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software