Decidi procurar na internet um outro método para as condições abaixo
if ((x > 300 - raio)
&& (x < 300 + raio)
&& (y > 200 - raio)
&& (y < 200 + raio)) {
alert('Acertou');
}
encontrei da seguinte forma (entre os comentários). Vale ressaltar que modifiquei o código pois estava praticando os demais temas e opções das aulas anteriores, ainda procuro um método de gerar a função frequentemente dentro de um tempo específico. Assim posso coloca-lo dentro de uma variável e aumentar a velocidade que a função é executada toda vez que o usuário acerta, também pretendo retirar o alert "ACERTOU" e transforma-lo em um placar ao lado. Mas isto não faço ideia de como fazer ainda, caso alguém saiba por favor deixe nos comentários abaixo. Gostaria de compartilhar o método que achei procurando palavras chaves como "between" em foruns, aquilo que falei no incício.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
var circleX = Math.round(Math.random() * 600);
var circleY = Math.round(Math.random() * 400);
console.log(circleX, circleY);
function geraAlvo(){
desenhaCirculo(circleX, circleY, raio + 20, 'red'); // maior círculo
desenhaCirculo(circleX, circleY, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(circleX, circleY, raio, 'red'); // menor circulo
}
geraAlvo();
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
// AQUI
Number.prototype.between = function(minValue, maxValue){
var min = minValue;
var max = maxValue;
return this > min & this < max;
}
//AQUI
console.log(x.between(circleX-raio, circleX+raio)) //aqui pode verificar através do console que ele retorna 1 ou true
if(x.between(circleX-raio, circleX+raio) & y.between(circleY-raio, circleY+raio)){ //ambos retornando true caso clique dentro
alert("ACERTOU!!!!")
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>