Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Outra Solução (comentário detalhado)

Estou descobrindo como se usa essa caixa de comentário, então vou deixar minhas observações aqui e no final do código (Editei bastante até eu acertar a formatação, mas acho que agora peguei o jeito).

SOLUÇÃO IMPLEMENTADA POR MIM: Eu inseri a seguinte variável "var cLength = colors.length - 1;", pois, sempre para qualquer ARRAY a quantidade de elementos que podem ser chamados será o tamanho do ARRAY subtraído do número 1. E, em minha condicional para a mudança de cor, que é "if (i == cLength) { i=0; }else{ i++; }", simplesmente, achei essa forma preferível para atender a proposta da usabilidade do usuário para que ele sempre possa mudar o círculo de cor quando clicar no botão direito. |

NOTA: Você também poderia ter implementado "if (i == colors.length - 1) { i=0; }else{ i++; }", pois você iria obter o mesmo resultado e com um código menor, com uma linha a menos, pois não iria necessitar criar a variável "cLength" que eu criei. Caso eu esteja errado e alguém possua algum comentário que contribua para a minha melhora como aprendiz em programação POR FAVOR DIGA!

ADENDO: Havia lido errado a condicional do código do instrutor e fiz parágrafo de crítica construtiva em relação ao mesmo. Porém, removi tal parágrafo, pois o erro foi todo meu em não prestar atenção direito.

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var screen = document.querySelector('canvas');
    var pencil = screen.getContext('2d')
    var colors = ['blue', 'red', 'green'];
    var i = 0;
    var cLength = colors.length - 1;
    pencil.fillStyle = 'black'
    pencil.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function showCircle(event) {

        console.log(event);
        //alert('vc clicou amigo');
        var x = event.pageX - screen.offsetLeft;
        var y = event.pageY - screen.offsetTop;
        pencil.fillStyle = colors[i];
        pencil.beginPath();
        pencil.arc(x, y, 25, 0, 2 * 3.14);
        pencil.fill();
        console.log(x + ',' + y);

    }
    function changeColor() {
         if (i == cLength) {
             i=0;
         }else{
             i++;
         }
        return false;
    }
    screen.onclick = showCircle;
    screen.oncontextmenu = changeColor;



/* 
SOLUÇÃO IMPLEMENTADA POR MIM
Eu inseri a seguinte variável "var cLength = colors.length - 1;", pois, sempre para qualquer ARRAY a quantidade de elementos que podem ser chamados será o tamanho do ARRAY subtraído do número 1. E, em minha condicional para a mudança de cor, que é  "if (i == cLength) { i=0;  }else{ i++; }", simplesmente, achei 
preferível atender a proposta da usabilidade do cliente para que ele sempre possa mudar o círculo de cor quando clicar no botão direito. 
NOTA
Você também poderia ter implementado "if (i == colors.length - 1) { i=0;  }else{ i++; }", pois você iria obter o mesmo resultado e com um código menor, com uma linha a menos, pois não iria necessitar criar a variável "cLength" que eu criei. Caso eu esteja errado e alguém possua algum comentário que contribua para a minha melhora como aprendiz em programação POR FAVOR DIGA! */
</script>
1 resposta
solução!

Fala, João! Tudo bom?

Realmente seu código ficou bem enxuto e isso faz com que nosso código não fica grande, porém temos que garantir que esteja legível.

Quando trabalhamos em uma equipe temos que tornar nosso código limpo, porém "entendível". É muito bacana quando enxugamos, mas pode ser que tornamos ele bem difícil para outros lerem o que é tal variável ou função, por exemplo.

Temos um artigo no nosso blog que vai agregar muito sobre esse assunto.

Espero ter contribuído, João!!!

Bons estudos e vamos em frente!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software