1
resposta

Outra forma de calculo

Bom dia, tudo bem?

Inicialmente eu imaginei que todas as alternativas estavam erradas, pois em todas elas os argumentos estavam separados por virgula, e no meu excel nenhuma funcionou, entretanto em uma das explicações do forum estava explicando que isso varia de acordo com a configuração do programa. Mas outro ponto foi que cheguei ao mesmo resultado configurando os argumentos um pouco diferentes. Gostaria de verificar com voces se minha solução também está correta.

=ÍNDICE(A2:B13;CORRESP(D2;A2:A13;0);2)

Obrigado!

1 resposta

Ola Danilo, tudo bem com você?

Sua lógica na fórmula está certa, e as duas fórmulas realmente chegam ao mesmo resultado. Vou explicar a diferença e por que ambas funcionam nesse caso específico.

Por que o resultado é o mesmo?

Ambas as fórmulas buscam qual linha contém o valor de D2 na coluna A:

• Na sua fórmula, ao usar o intervalo A2:B13 e indicar o argumento 2, você orienta a ÍNDICE a buscar o valor da segunda coluna do intervalo, que é exatamente a coluna B.
  • Na fórmula do exercício, o intervalo usado já é apenas a coluna B, então o resultado é diretamente o mesmo.

Assim, as duas fórmulas acabam apontando para a mesma célula na coluna B, por isso o resultado é o mesmo.

Em resumo temos que:

• Sua fórmula permite escolher qual coluna buscar, sendo útil em intervalos com mais de duas colunas.
  • Fórmula do exercício é mais direta, por usar somente uma coluna, a B.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado