Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Optimizando o código

Ao invés de definir uma função que imprime a apresentação, seria muito melhor (na minha humilde e singela opinião) fazer isso, além de "economizar" linhas deixas mais legível do que fazer uma função, e também é mais limpo pra mim pelo menos.

print('''
***********
***jogo***
***********
''')

Caso alguém não saiba tu pode fazer strings com 3 ao invés de duas aspas (ou apóstrofos), essa string mantém as linhas em branco.

Se mais alguém tiver alguma ideia pra optimizar ainda mais o código favor responder aqui.

2 respostas

Fala, shinigamiexmachina!

Imagine que você tivesse que imprimir a apresentação a cada jogada, ou a cada mudança de tela, por exemplo. Você teria que digitar isso diversas vezes. Agora, imagine que há uma mudança na apresentação (o nome do jogo, uma mudança na mensagem, etc) e você precisa fazer essa alteração em cada lugar onde você digitou o código. Seria um trabalho enorme. Se usar uma função para imprimir a mensagem, bastaria alterar na função e todo o resto exibiria a mensagem corretamente.

O que você falou é possível também e, tecnicamente, não está errado. O objetivo do módulo é mostrar como é possível organizar o código com o uso de funções, por isso a apresentação foi separada para uma função. Apenas organização mesmo.

Abraço.

Existem várias formas de fazer isso. Você decide se vai ou não usar uma função (ou classe mais para frente no curso) dependendo do número de vezes que precisa repetir o código. Lembrando que os exemplos do curso precisam ser didáticos.

Abaixo, isolei o número de repetições. Poderia colocar isso em uma função sem problemas. Só mais uma opção, nem melhor, nem pior.

numero_repeticoes = 14
print(numero_repeticoes * '*', " jogo ", numero_repeticoes * '*')