Oi Mika, como vai?
Essa questão realmente não é tão simples quanto parece, pois há uma tensão entre 2 pontos:
O cliente é o dono da marca. Ele que vai conviver com o logo, ele que a concebeu o negíocio e conhece todas as suas particularidades.
O designer é quem tem conhecimento técnico para buscar as soluções mais apropriadas para os problemas apresentados pelo cliente.
É muito importante você entrevistar o cliente e montar o briefing da forma mais objetiva possível, levantando o problema de forma clara e direta. Se isto for feito, será mais fácil você entender se a idéia previamente apresentada pelo cliente pode funcionar ou não, e defender sua posição de forma profissional.
É interessante, por outro lado, olhar com carinho a idéia do cliente. Em alguns casos pode ser, de fato, uma boa idéia, e você pode levá-la para a etapa de geração de alternativas, trabalhando uma solução a partir dela, sem esquecer de construir outras propostas e desenvolver outras possibilidades. Assim você transforma a tensão em sinergia! =)
O mais importante disso tudo é saber que o cliente, na maioria das vezes, não tem o conhecimento técnico para resolver o problema que apresenta e, mesmo que a idéia que ele traga seja uma possibilidade, ela será trabalhada de forma profissional, dentro de um processo criativo e de produção apropriados, que cobrirá todas as suas necessidades.
Um abraço!