Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Opinião do cliente

Olá, gostaria de perguntar para os designers que já trabalham com cliente (de microempresa por ex) , o que fazem quando os mesmos já os contactam querendo um logo de "tal forma (por ex quero um gato subindo na lata de lixo" Sem estudo nenhum de marca, identidade visual, cores etc. sendo que talvez não seja tão interessante como logo por N motivos, mas ele insiste que prefere assim.

2 respostas
solução!

Oi Mika, como vai?

Essa questão realmente não é tão simples quanto parece, pois há uma tensão entre 2 pontos:

  • O cliente é o dono da marca. Ele que vai conviver com o logo, ele que a concebeu o negíocio e conhece todas as suas particularidades.

  • O designer é quem tem conhecimento técnico para buscar as soluções mais apropriadas para os problemas apresentados pelo cliente.

É muito importante você entrevistar o cliente e montar o briefing da forma mais objetiva possível, levantando o problema de forma clara e direta. Se isto for feito, será mais fácil você entender se a idéia previamente apresentada pelo cliente pode funcionar ou não, e defender sua posição de forma profissional.

É interessante, por outro lado, olhar com carinho a idéia do cliente. Em alguns casos pode ser, de fato, uma boa idéia, e você pode levá-la para a etapa de geração de alternativas, trabalhando uma solução a partir dela, sem esquecer de construir outras propostas e desenvolver outras possibilidades. Assim você transforma a tensão em sinergia! =)

O mais importante disso tudo é saber que o cliente, na maioria das vezes, não tem o conhecimento técnico para resolver o problema que apresenta e, mesmo que a idéia que ele traga seja uma possibilidade, ela será trabalhada de forma profissional, dentro de um processo criativo e de produção apropriados, que cobrirá todas as suas necessidades.

Um abraço!

Muito obrigada pela resposta.