2
respostas

Opcional: quantas tentativas faltam?

Eu utilizei uma solução mais longa e "trabalhosa" do que a proposta pelo instrutor....

Eu acrescentei uma variável "tentativas" no início do jogo:

enforcou = False
    acertou = False
    erros = 0
    tentativas = 6

Depois acrescentei a variável tentativas_restantes, atribuindo o resultado da subtração das tentativas pelos erros. Eu tive de alterar a variável enforcou para incluir a tentativas:

enforcou = erros == tentativas
    acertou = "_" not in letras_acertadas
    tentativas_restantes = tentativas - erros

Por fim, coloquei a estrutura if para imprimir o número de tentativas restantes ou informar que elas acabaram:

if (erros < tentativas):
            print("Você ainda tem {} tentativas".format(tentativas_restantes))
else:
            print("Suas tentativas acabaram!")

Funcionou... hahahahaha

2 respostas

Olá, Alexandra. Primeiramente, fico feliz em ver uma colega advogada por aqui. Pensei que fosse o único.. haha

Entendi a sua lógica. Você basicamente criou algo próximo de uma constante que existe em outras linguagens de programação e lhe deu o nome de tentativas. Alterando-se essa constante, é possível aumentar ou reduzir o número de interações do usuário com o programa. No entanto, o mesmo resultado poderia ser obtido com o código anterior, mudando-se a variável correspondente ao número de tentativas.

No fim, é só uma questão de estilo de escrita.

Desejo-lhe sucesso nos estudos!

Olá, Maycon! Fico feliz em encontrar outros colegas por aqui.

O mundo da programação é incrível e, tenho certeza de que você passa pelo mesmo problema, o mundo jurídico é muito carente de soluções práticas e eficazes para solução de problemas, análise de dados e instrumentos para otimizar nossas atividades.

Espero poder compartilhar muitas soluções com você! Estou há pouco mais de um mês mergulhada por aqui.

Agradeço a atenção e cooperação!

Um grande abraço!